É uma entidade franciscana da Província de Santo Antônio do Brasil. Fundada em 15 de agosto de 1970 sob a forma de associação, é pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e com duração de tempo indeterminado.

A História desta Entidade de atuação louvável e tão pouco divulgada, mistura-se a História do Sanatório Padre Antônio Manoel (Hospital da Mirueira), e a vida de seus internos e egressos. Seu idealizador, o padre alemão: Frei Guido Fiekers, ousou sonhar uma Entidade capaz de reintegrar os então “leprosos” ao convívio social, missão nada fácil diante do estigma e preconceitos existentes à época.

Em 1962, tendo contraído a doença em sua ação missionária no norte do país, Frei Guido era internado na Colônia da Mirueira (hoje Hospital da Mirueira). Encontrou um cenário de grandes dramas sociais. Em meio as dificuldades, não se deixando abater, dá início a uma ação pastoral interna. Catequizava, realizava celebrações e ajudava na alimentação de alguns carentes.

Frei Guido opta por permanecer na Colônia mesmo depois de sua liberação hospitalar. Em 1967 é nomeado Capelão.  Em meio à uma realidade desafiadora, ousou sonhar uma Entidade capaz de reintegrar os hansenianos ao convívio social, missão nada fácil diante dos preconceitos e estigmas existentes à época.

Em 15 de agosto de 1970, reunidos Frei Guido, o Sr. Newton Tenório (prefeito da Colônia) e um dileto grupo de senhoras de Olinda e Recife, nascia o Centro Social da Mirueira tendo como finalidade prestar assistência social aos egressos do Sanatório Padre Antônio Manuel (Leprosário de Pernambuco), aos familiares pobres e aos doentes ali internados.

Em 31 de maio de 1980, Frei Guido morre vítima de infarto na casa onde residia dentro do Hospital da Mirueira.

Com a morte de Frei Guido, o cargo de Presidente do CSM vincula-se por um longo período ao de Capelão do SPAM, passando por ele vários frades franciscanos: Frei Patrício Seubert (1980-1982); Frei Vito Hoffman (interinamente por um pequeno período); Frei Hermano Wiggenhorn (1982-1992); Frei Walfrido Mohn (1992 à janeiro/2016); Frei Roberto Soares de Oliveira (presidente eleito em 2016) . Hoje o cargo de Presidente é ocupado por indicação da Província, e aprovação dos associados reunidos em Assembléia.

A atuação do Centro deu-se num raio crescente que a partir do Hospital da Mirueira foi atingindo um número cada vez maior de pessoas. Aos 45 anos, o CSM comemora junto aos hansenianos internos, egressos e seus familiares, bem como a toda comunidade carente da Mirueira, uma longa jornada de serviços prestados em nome da fé e da solidariedade cristãs.

 

CONHEÇA UM POUCO MAIS CLICANDO ABAIXO

CENTRO SOCIAL DA MIRUEIRA