CAMINHADA DA PROV√ćNCIA FRANCISCANA DE SANTO ANT√ĒNIO DO BRASIL

Frei Jo√£o Amilton dos Santos, OFM, Ministro Provincial

A Ordem dos Frades Menores (OFM) √© uma das Entidades Religiosas mais simp√°tica do mundo pelo seu carisma e forma de vida. S√£o Francisco √© admirado pelo mundo todo porque seu estilo de vida √© puramente evang√©lico. A Regra dos Frades Menores √© esta: ‚ÄúObservar o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obedi√™ncia, sem propriedade e em castidade‚ÄĚ.

A sensibilidade de Francisco era tamanha, pois tinha um amor incondicional pelos seres da criação. Em tudo de belo que estava ao seu alcance, ele louvava a Deus. Em seus ensinamentos de mestre e de líder colocava a humanidade acima de tudo, cuidava, motivava, ouvia, corrigia e irradiava alegria, esperança e confiança no Criador como soberano e absoluto.

Francisco vivia e recomendava a seus irmãos a levarem uma vida de oração, penitência, pobreza, humildade e alegria.  Francisco aconselhava os irmãos que quando saíssem pelo mundo, sejam mansos, pacíficos, modestos, afáveis e humildes, tratando a todos honestamente e como convém (Regra Bulada, 3). Exortava os irmãos ao trabalho manual, queria vê-los juntos com os camponeses da região.  A personalidade cativante de Francisco, a força de suas palavras e o testemunho de vida passaram a atrair jovens que pediam para ser companheiros e discípulos.

A Miss√£o da Ordem

A Ordem Franciscana est√° espalhada pelo mundo todo. Estamos presentes no Continente Africano, Oriente M√©dio, Am√©rica Latrina, Am√©rica Setentrional, Europa Oriental e Ocidental, √Āsia e Oceania. Mais do que nunca somos chamados a reacender a paix√£o de viver a vida evang√©lica, despertar a esperan√ßa e estimular a colabora√ß√£o interprovincial. Tudo isso √© de extrema necessidade, se quizermos ¬†garantir a vida e a vitalidade da Ordem no mundo. Nosso Ministro Geral, Frei Michael Perry j√° refletiu isso no Cap√≠tulo Geral de 2015. As Prov√≠ncias e Cust√≥dias precisam, mais do que nunca e com urg√™ncia, preparar frades para as miss√Ķes,¬†ad gentes¬†e¬†inter gentes, pois o mundo tem sede de Deus e precisamos ir ao encontro desse povo sedento de paz, justi√ßa e vida nova.

A Prov√≠ncia Franciscana de Santo Ant√īnio do Brasil

Nossa Província está espalhada por esse extenso Nordeste, da Bahia ao Ceará, uma casa em Belém, uma missão com os índios Tiriyós e dois conventos na Alemanha. Enfrentamos muitos e novos desafios. Mas também muitos passos positivos temos dado como frades menores na Província, na Ordem, na Igreja, na política e no mundo. Não podemos perder de vista o ponto de partida, sabendo onde queremos chegar, vivendo o presente com os pés no chão e a cabeça erguida tomando o rumo certo, com o testemunho de simplicidade, desprendimento e confiança em Deus, acreditando na Província e no que fazemos.

Vamos mesclar dentro de nossa Fraternidade Provincial as for√ßas, os dons e carismas, experi√™ncias de vida para a gente atingir a meta. A fraternidade √© a inst√Ęncia ideal e privilegiada onde, com a for√ßa da ora√ß√£o, dos cap√≠tulos conventuais, retiros espirituais, no di√°logo e iluminados pelo Esp√≠rito Santo, vamos saber direcionar as determina√ß√Ķes da Igreja e da Ordem, que √©, evangelizar os mais desprovidos de tudo neste mundo.

A vida em Fraternidade

A fraternidade é o espaço em que se aprende a articular a dimensão pessoal e comunitária. A fraternidade é o lugar privilegiado para reconhecer e acolher a vontade de Deus em tudo. A fraternidade tem como base de sustentação o convívio fraterno que se dá através da partilha do evangelho, da Regra, da vida de oração, as experiências pastorais, o capítulo conventual e os encontros promovidos pela Província e a Ordem. Para tudo isso tomar seu rumo, cada frade tem que ter um projeto de vida.

Governo da Prov√≠ncia Franciscana de Santo Ant√īnio do Brasil

Governo da Prov√≠ncia Franciscana de Santo Ant√īnio do Brasil

 

Evangelização e Missão

A Evangeliza√ß√£o e Miss√£o da Prov√≠ncia √© ampla. Ela j√° come√ßa na fraternidade, onde h√° coopera√ß√£o m√ļtua, respeito e acolhimento pelo que cada um faz dentro da fraternidade e fora dela.¬† A nossa Evangeliza√ß√£o e miss√£o √© diversificada:¬† temos trabalhos paroquiais, trabalhos em santu√°rios, projetos sociais e trabalhos sociais, acompanhamos grupos espec√≠ficos, grupos religiosos, institui√ß√Ķes, forma√ß√£o diversas, retiros e acompanhamentos personalizados, temos frades em miss√£o fora da Prov√≠ncia outros tipos de atividades, como palestras para grupos de jovens, col√©gios e Santas Miss√Ķes em par√≥quias da Prov√≠ncia ou fora dela. Al√©m disso administramos casas de encontros e bens da Prov√≠ncia.

Formação

A Prov√≠ncia tem uma equipe que assume a Forma√ß√£o desde o Aspirantado ou Anima√ß√£o Vocacional at√© a Forma√ß√£o Permanente. Todas as etapas da vida religiosa e em todas as idades da vida, vivemos em cont√≠nua forma√ß√£o. A forma√ß√£o b√°sica, din√Ęmica e progressiva vai desde o despertar vocacional at√© a Profiss√£o Solene. A forma√ß√£o tende a educar responsavelmente √† liberdade, mediante um itiner√°rio din√Ęmico que compreende todas as dimens√Ķes da pessoa e da vida cotidiana, para que, como frade menor, torne-se respons√°vel e interiorize todos os valores dos encontros de forma√ß√£o na vida franciscana. Na caminhada da forma√ß√£o permanente, n√≥s temos: retiros anuais, encontros de forma√ß√£o para todas as idades, cap√≠tulos, Conselhos Plen√°rios, al√©m de cursos espec√≠ficos na linha profissional e de idiomas.

Olhando para São Francisco, a vocação do Frade Menor apresenta-se como um caminho em constante vir a ser e nunca completo, mas sempre em busca. São Francisco, interceda por nós. Que na graça de Deus e de sua companhia possamos ser sinais de esperança no mundo.

assinatura amilton

Ministro Provincial