,

FREI WILLAMES BATISTA DO NASCIMENTO EMITE OS VOTOS PERPÉTUOS NA ORDEM DOS FRADES MENORES

Ocorreu, no dia 07 de setembro, a Profissão Solene ou Perpétua dos Conselhos Evangélicos de Obediência, Nada de Próprio e Castidade do Frei Willames Batista do Nascimento, OFM.

Frei Willames reside na Fraternidade de Nossa Senhora das Dores, Fortaleza, e está fazendo o curso de Teologia. Na ocasião da Celebração que foi presidida pelo Ministro Provincial, Frei João Amilton dos Santos, estiveram presentes seus familiares, confrades, religiosas, vocacionados, amigos e a comunidade. Desde as canções, a bailarina que cortejava a Regra e Vida dos Menores até as expressões culturais e religiosas de sua terra, como o barco e a rede que seu pai trouxe e a imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens que é devoção de sua região e que fora trazida por sua mãe, construíram uma moldura para toda a expressão que denotava a beleza litúrgico-sacramental do Sim definitivo e à forma de vida franciscana abraçada por Frei Willames.

Foi uma celebração rica em símbolos que levou os presentes a vivenciar com entusiasmo e alegria este momento tão impar na vida de um religioso consagrado. A simbologia também os ajudou a mergulhar na dinâmica da liturgia celebrada.

O Sim definitivo do Frei Willames foi iluminado pela perícope: “Senhor, em atenção a tua palavra, eu lançarei as redes” (Lc 5,5), que impulsiona à missão de todo cristão, e em particular aos franciscanos: para serem pescadores de homens, irem ao largo, avançar no claustro que é o mundo a fim de levar a boa semente do Evangelho.

Que o Senhor conduza os passos do Frei Willames nessa adesão definitiva à forma de vida iniciada por Francisco de Assis.