,

II DIA DO RETIRO PROVINCIAL | Um convite a interioridade que leva a um contato consigo mesmo e com Deus

Motivado pela Palavra e pela Eucaristia, o segundo dia de Retiro da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil teve seu início com a celebração Eucarística presidida por Frei Sérgio Moura, OFM, e homilia do Dom Severino Batista de França, OFMCap. 

No auditório do Convento de Lagoa Seca/PB, Dom Severino motivou os frades a refletir sobre o interior de cada um, provocando a reflexão sobre a importância do autoconhecimento. Apesar da exterioridade com que cada um se apresenta, se faz necessário mergulhar no interior para ir além da superficialidade das aparências externas. No interior de si é possível encontrar tanto a voz de Deus quanto um conhecimento mais apurado sobre si mesmo.

Durante a segunda parte do retiro, a tarde, Dom Severino refletiu acerca da sinodalidade na espiritualidade Franciscana. Para isso, o pregador do retiro mostrou que a Igreja atualmente busca crescer no caminho da escuta e da comunhão. Essa é uma busca autêntica pelo caminho com Jesus Cristo, escutando os clamores do povo em especial os mais necessitados. Dom Severino animou os presentes a seguir o exemplo de São Francisco para aprender dele a ouvir as vozes do povo.

O dia se encerrou pela meditação da Via Sacra que anima a caminhada dos frades para a doação de suas vidas a Deus nos irmãos e irmãs, sobretudo os mais necessitados.

Frei Mendelson Branco da Silva, OFM.