,

FREI JOÃO AMILTON ENVIA NOTÍCIAS SOBRE O CAPÍTULO GERAL DA ORDEM DOS FRADES MENORES

O Capítulo Provincial que iniciou no último dia 3 julho continua com uma agenda repleta de trabalhos e partilhas. Frei João Amilton, nosso Ministro Provincial nos enviou algumas notícias dos acontecimentos referente aos dias 03 a 06. Podemos acompanhar abaixo:

O Capítulo Geral está sendo um momento muito positivo para todos nós participantes. O tempo nos parece curto para narrarmos sobre os acontecimentos que por aqui se passam e enviarmos prontamente notícias mais atualizadas. No primeiro dia do Capítulo (03/07) houve a abertura oficial do Capítulo com uma missa presidida pelo Ministro Geral, frei Michael A. Perry. Logo em seguida, no pátio do Colégio São Lourenço de Brindisi, tiramos a foto oficial com todos os participantes do evento capitular. Depois, fomos para o auditório em procissão e lá houve uma apresentação de todos os participantes. Nesse dia, foram apresentadas as dinâmicas dos trabalhos para cada dia.

No dia 04/07, além das palavras introdutórias do Ministro Geral que “compartilhou seu sonho de uma Ordem vital que promova uma profunda transformação humana, espiritual e social”. Além disso, “falou de sua visão da vida franciscana que encontra sua expressão no Livro do Gênesis e na ordem de Deus para que “cultivemos o jardim” do Senhor. Ele falou de uma “ecologia fraterna integral” que consiste em renovar, abraçar e emergir para ajudar os outros e que inclui todo o universo criado. O desafio do Ministro geral é que todos os irmãos examinem nossa vocação hoje, e discirnam e tracem o curso de nossa vocação amanhã, para serem fontes de inspiração, alegria e esperança. Isso inclui estar disposto a olhar para a realidade ao nosso redor com honestidade, viver nossa identidade evangélica com autenticidade e ser guiados pela fé ao invés do medo ao tomar decisões proféticas”. No mesmo dia, tivemos como palestrante o Monsenhor Felice Accrocca que com uma fala sobre A Jornada Espiritual pediu aos frades “para olhar com fé o presente, para deixar o Evangelho guiar nossas escolhas e abraçar o futuro”. Sua palestra foi direcionada para o Espírito a nossa formação. A espiritualidade franciscana, disse o palestrante, está enraizada na espiritualidade de São Francisco, na sua visão sobre o mundo. Nesse dia tivemos uma missa celebrada pelo Monsenhor Accrocca. Em seguida almoço e à tarde continuação da palestra.

No dia 05/07, o Ministro Geral apresentou seu relatório sobre a caminhada da Ordem. “Falou das realidades e orientações da Ordem hoje e compartilhou seu sonho de uma Ordem fraterna e vital que promova uma profunda transformação humana, espiritual e social, e que respondam ao grito dos pobres e ao grito do planeta” longe das estruturas de poder que afirmam as desigualdades. Na sua fala, Frei Michael Perry denunciou o mal do clericalismo que deve ser vencido na Ordem. O Ministro também falou que nossa missão é sair pelo mundo. Na ocasião, convidou os presentes a agradecerem a Deus pela realização do Capítulo Geral, pelas nossas fraternidades e pelos que estão rezando por nós. À tarde, em grupo de idiomas, fomos refletir sobre o relatório do Ministro Geral e partilhar sobre as orientações para a Ordem hoje.

No dia 06/07, escutamos o Cardeal Tagle, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos  que “falou sobre o desafio de falar de Deus ao nosso mundo volátil, complexo e ambíguo”. na sua fala, com enfoque missionário, disse que cada fraternidade deve ter um projeto de evangelização baseado no Projeto de Jesus, pois do contrario, elas não saberão para onde irão e esse é um projeto deve envolver a todos. Falou que na missão devemos ser mais amorosos e solidários. Na mesma linha da Evangelização do Cardeal Tagle, os frades Alonso Morales Duque e Valmir Ramos apresentaram o Relatório do Secretariado Geral para as Missões e Evangelização. “O Frei Alonso destacou a necessidade de o próximo governo traçar diretrizes para a Ordem em forma de Ratio de Evangelização. Propôs também que cada Entidade tenha um Projeto concreto de Evangelização fraterna” onde participam todos os irmãos e comunidades das Entidades. Na tarde desse dia os grupos de trabalho discutiram sobre as diretrizes para a Evangelização e Missão da Ordem.

Equipe Provincial de Comunicação

 

FOTO E FRAGMENTOS DE TEXTOS: Capítulo Geral 2021