,

FREI JOÃO AMILTON NARRA SOBRE SUA IDA E PARTICIPAÇÃO NO CAPÍTULO GERAL DA ORDEM DOS FRADES MENORES EM ROMA

O Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores que acontece, normalmente, de seis em seis anos no período da celebração de Pentecostes, esse ano, em detrimento da Pandemia, precisou ser transferido para o mês de julho na data de 3 a 18.

O Capítulo é um importante momento da vida da Ordem Franciscana no mundo, evento que é realizado desde a época de São Francisco. Essa edição escolheu por Tema: “Renovemos nossa Visão. Abracemos nosso Futuro” e como Lema: “Desperta… e Cristo te Inundará de Luz”.

Partilhando sobre sua viagem a Roma, Frei João  Amilton dos Santos, Ministro Provincial da Provincia Franciscana de Santo Antônio do Brasil, nos disse em entrevista:

“A viagem foi planejada para ser realizada junto com os demais provinciais e custódia da Conferência dos Frades Menores do Brasil. No meu primeiro trecho da viagem (Recife-São Paulo) houve um pouco de atropelo. Não pude embarcar nesse voo doméstico porque carecia de um importante documento que só iria providenciar em São Paulo. Porém, como esse vôo estava vinculado aos demais vôos internacionais, o documento me foi exigido desde Recife. Às pressas, tive que comprar outra passagem e cheguei em São Paulo por volta de três horas mais tarde. Aí pude providenciar, em tempo hábil, a documentação necessária. Encontrei-me com os demais provinciais e custódios e juntos viajamos saindo de São Paulo para Amsterdã e, em seguida, Amsterdã para Roma.

Chegando em Roma, todos fomos hospedados no Colégio Internacional de São Lorenzo de Brindisi pertencente aos Capuchinhos, local onde acontecerá o Capítulo Geral que é de caráter eletivo e, portanto, onde serão eleitos o Ministro Geral e os demais membros do Definitório Geral. As expectativas são grandes, pois queremos o melhor para a Ordem e a Igreja. Vamos refletir sobre nossa missão evangelizadora, sobre os meios como difundir o Dom do Evangelho, mantendo sempre vivos o espírito de oração, devoção, fraternidade e missionariedade, conforme o carisma franciscano nos exige.

Nesse momento, o Capítulo Geral já teve seu início com a missa realizada no dia 3 de julho, às 10h da manhã horário de Roma, 5h horário do Brasil. Para essa ocasião, fui escolhido para fazer a leitura de uma prece na Celebração de Abertura. Nos horários seguintes já começamos os trabalhos e estamos muito esperançosos que sejam tomadas as melhores decisões para que a promoção do carisma evangélico de Francisco seja cada vez mais presente e vivo na nossa história”.

Para assistir a Celebração de Abertura, clique abaixo.

Peçamos ao Espírito Santo, Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, que acompanhe todas as horas de trabalho e as tomadas de decisão.

Equipe Provincial de Comunicação