,

CELEBRAÇÃO DOS 800 ANOS DA REGRA NÃO BULADA EM FONTE COLOMBO

No dia 21 de junho de 2021, o site da Frontiera Rieti informou que os frades franciscanos se reuniram em Fonte Colombo para celebrar o oitavo centenário da Regra Não Bulada:

Trata-se de um retorno à fonte do franciscanismo, e esta fonte é aquela forma vitæ que São Francisco escreveu no vale do Rieti.

Em 2023 será celebrado o oitavo centenário da Regra Bulada e do presépio e do início de uma série de outras efemérides (datas importantes) do franciscanismo que marcam oito séculos: em 2024 os estigmas do Monte Alverne, em 2025 o Cântico das Criaturas , em 2026 a morte do santo.

A peregrinação que foi organizada pelos Frades Menores da Itália central quis recordar os oitocentos anos da Regra anterior composta por São Francisco: aquela que não foi acompanhada de uma bula, ou seja, que não foi submetida ao “carimbo” papal, mas que sabemos, o Poverello de Assis falou com Honório III, assim como com seu predecessor Inocêncio III, que já havia aprovado sua experiência espiritual apenas oralmente. E o Papa Honório estava frequentemente em Rieti naquela época.

Os Frades Menores das quatro províncias da Itália (Lácio-Abruzo, Úmbria, Toscana e Las Marcas) fizeram uma peregrinação a Rieti, onde o santo passou em 1221 e depois a Fonte Colombo, onde dois anos depois escreveria a “constituição” definitiva da Ordem. O convite também foi estendido para outros Franciscanos (Capuchinhos e Conventuais) presentes na diocese (em Leonessa e na fraternidade minorítica de San Rufo) e aos irmãos mais novos da Puglia que trabalham em Accumoli. Da Cúria Geral de Roma quem se fez presente foi o Ministro Geral da Ordem, Fr. Michael Perry.

Para o texto completo ( italiano ): www.frontierarieti.com

FONTE: OFM

Tradução e adaptação: Comunicação da PSFSA