,

SAV REALIZA II ENCONTRO VOCACIONAL EM NÍVEL PROVINCIAL

No último dia 17 de abril , às 09h00 horas da manhã, foi realizado o II encontro vocacional a nível provincial. Em decorrência da pandemia da Covid-19, o encontro aconteceu de forma remota pela plataforma Zoom. O tema abordado foi “Vocação: um caminho de autoconhecimento e realização”, e a orientação do encontro ficou por conta da Ir. Lucileide Cavalcante Silva, MRCJ.

O encontro iniciou com canções relacionadas ao tema e com um momento de oração inicial onde foi citado um trecho da Regra de vida da Ordem dos Frades Menores recordando os 812 anos da criação da mesma. Em seguida, a mediadora iniciou a partilha recordando o diálogo permanente que deve se manter com Deus. É à luz desse diálogo que é possível buscar respostas para o chamado que Ele faz para cada um de nós. Irmã Lucileide reforçou que a vida, que é dom de Deus, é orientada segundo as atitudes de cada um e depende da força de vontade na busca do mistério que é vocação específica de cada um. Continuou dizendo que a cada vez que nos descobrimos, aguçamos nossa curiosidade par saber o porquê e para quê o Senhor Deus nos chama.

Posteriormente, os jovens foram provocados com duas perguntas chaves: Senhor, o que queres que eu faça? e Para onde quereis que eu vá? Em forma de resposta, Frei Mendelson fez um comentário comparando o Sim de Maria com o “Sim” nosso de cada dia, acrescentando que, mesmo em meios às dificuldades, precisamos renovar o nosso Sim diariamente.

Houve ainda um momento de perguntas direcionadas para a Irmã assessora, das quais pode-se destacar: Como podemos ouvir a voz de Deus em meio a tudo isso que estamos vivendo atualmente? Sabiamente, a Irmã respondeu que seria por meio do silêncio, da oração e da compaixão estendida aos irmãos à nossa volta.

Por fim, em nome do Serviço de Animação Vocacional da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, Frei César fez os agradecimentos finais do encontro.

 

Diego da Silva (Aspirante)

Candeias – BA