,

A MENSAGEM DA TUMBA VAZIA | CARTA DE PÁSCOA DO MINISTRO GERAL 2021

A mensagem da tumba vazia

Meus queridos irmãos,

Aproveito esta solene ocasião para desejar a cada um de vós uma Santa Páscoa santíssima!

Como ouvimos no Evangelho da Páscoa de São João (Cf. Jn20: 1-9), três amigos e seguidores de Jesus tiveram três experiências muito diferentes do evento do túmulo vazio: Maria de Magdala, Pedro e o famoso “outro discípulo” joanino. Para Maria, ela chega ‘enquanto ainda está escuro’, um dos temas teológicos centrais presentes no Evangelho de João, a luta entre a luz (a justiça) e as trevas (tudo o que não é de Deus). Não há dúvida de que ela continua a lamentar a perda de seu Mestre e amigo. Esta é provavelmente a razão pela qual ela voltou ao túmulo, para lamentar a morte de Jesus e para buscar respostas para as perguntas que assombram sua mente e coração. O que ela vê, porém, provoca uma reação mais profunda, de medo, o medo de que aqueles com más intenções tenham roubado o corpo de Jesus. É isso, talvez,

O ‘outro discípulo’, “aquele a quem Jesus amava”, é a segunda pessoa a chegar ao túmulo, correndo à frente de Pedro. Talvez porque ele (ou ela) era mais jovem, ele espera fora do túmulo, respeitosamente aguardando a chegada do sócio sênior. Somente após a chegada de Pedro e sua entrada na tumba, este ‘outro discípulo’ ousou entrar no espaço sagrado. Quando esse ‘outro discípulo’ finalmente entra na tumba, algo ocorre em sua vida. Há um reconhecimento de que Deus está fazendo algo grande em e por meio de Jesus – “ele viu e creu” – mas ainda não estava claro o que esses eventos significaram e que diferença eles fariam em sua vida.

Muitos estudiosos da Bíblia sugerem que este ‘outro discípulo’ representa cada um de nós que somos seguidores do Senhor Jesus ressuscitado. Assim como este “outro discípulo”, talvez também nos encontremos em diferentes momentos de nossas vidas correndo em busca de respostas para questões de toda a vida, aquelas que se tornaram ainda mais aparentes nestes tempos de pandemia COVID-19. Talvez nós, como o “outro discípulo”, tenhamos percebido no vazio, no medo e no isolamento provocados pela pandemia algo diferente em nossas vidas, em nosso mundo, algo que clama por uma conversão mais profunda, uma verdade maior, uma mais justiça e paz profundas para que possamos verdadeiramente ‘ver e acreditar’. Em que consiste esse ver e acreditar? Talvez seja a convicção de que Deus está aqui, a esperança está próxima, o amor de Deus em Jesus, um amor que se estende a todas as pessoas e a toda a criação,

A terceira testemunha desses eventos é Pedro, aquele que negou conhecer Jesus durante seu julgamento, condenação e crucificação. Talvez seu silêncio seja o resultado de seus sentimentos de culpa, vergonha e total inadequação. Esses sentimentos muitas vezes provocam silêncio. Ele foi apenas um dos muitos discípulos e amigos que abandonaram Jesus em seus momentos mais sombrios. Não há confissão de fé por parte de Pedro, como foi o caso do ‘outro discípulo’. Em vez disso, ele reúne informações e depois retorna à “sala trancada” onde ele e os outros discípulos e amigos de Jesus se refugiaram. É provável que tenham discutido juntos o que viram e ouviram. No entanto, o vazio do túmulo, sua mensagem, ainda não havia penetrado os escudos grossos e protetores que Pedro, discípulos e seguidores de Jesus,

Caros irmãos, teria sido mais consolador para mim ter falado sobre a segunda parte do capítulo 20 do Evangelho de São João, que, segundo muitos estudiosos das Escrituras, foi acrescentada posteriormente quase como se para redimir o eventos impenetráveis ​​do sofrimento e morte de Jesus, demonstrando aos discípulos a presença viva do corpo ressuscitado de Jesus. No entanto, acredito que este primeiro ‘encontro’ com o túmulo vazio nos fornece um importante instrumento para refletir sobre nossa experiência vivida na pandemia de COVID-19. Claramente, as trevas cobriram a terra, muito parecido com os tempos primordiais antes de Deus trazer ordem ao caos (Gn. 1: 2). Juntamente com toda a humanidade, vivemos as ameaças de caos e vazio provocadas pela pandemia COVID-19. Nos encontramos isolados, desprovido de contato físico. Tivemos que colocar ‘escudos’ para nos proteger do perigo escondido, mas sempre presente, de um organismo invisível capaz de nos causar grandes danos – fisicamente, mentalmente, espiritualmente, socialmente, economicamente e de todas as outras maneiras. Ao nos prepararmos para ser vacinados para nos proteger, também reconhecemos que ainda há muito que se desconhece sobre o vírus para permitir que nossos guardas sejam abatidos. A noite escura ainda não acabou. também reconhecemos que ainda há muitas coisas desconhecidas sobre o vírus para permitir que nossos guardas sejam decepcionados. A noite escura ainda não acabou. também reconhecemos que ainda há muitas coisas desconhecidas sobre o vírus para permitir que nossos guardas sejam decepcionados. A noite escura ainda não acabou.

A mensagem da Páscoa traz esperança e inspira coragem a todos os que professam a fé no amado Filho de Deus, Jesus. O túmulo vazio não nos fornece respostas. Em vez disso, cria um espaço no qual podemos fazer perguntas difíceis. É um lugar onde podemos ficar cara a cara com tudo o que nos faz temer, tudo o que nos impele a escolher o isolamento de Deus, uns dos outros e até de nós mesmos em vez de escolher caminhos para a autêntica fraternidade com Deus e com um outro. No final, a promessa da ressurreição nos dá esperança. No entanto, essa esperança não é apenas o resultado de algo que vem de fora de nós, da crença no poder da graça e do amor de Deus. É, no final, o resultado de uma decisão que tomamos em nossas mentes e corações de acolher e abraçar Aquele que abraçou a morte para que Ele possa nos conduzir a uma experiência autêntica do que significa estar vivo. A ressurreição de Jesus nos apresenta uma escolha radical – viver diariamente no poder do amor de Deus que é mais forte do que os efeitos cruéis e escravizadores da injustiça, racismo, ódio, violência e uma devastação espiritual. Ou viver na indiferença, medo e desesperança oferecidos por tudo que se opõe à justiça, santidade, bondade e verdade. e um deserto espiritual. Ou viver na indiferença, medo e desesperança oferecidos por tudo que se opõe à justiça, santidade, bondade e verdade. e um deserto espiritual. Ou viver na indiferença, medo e desesperança oferecidos por tudo que se opõe à justiça, santidade, bondade e verdade.

Que o amor e a paz que Jesus oferece a todos os que nEle confiam nos encha de alegria e nos fortaleça na nossa vontade de abraçar o caminho da cruz, o caminho do Evangelho, de abraçar até o túmulo vazio. Como Maria Magdala, a ‘outra discípula’, e Pedro, possamos experimentar o que realmente significa estar vivo em Cristo Jesus.

 

Bênçãos da alegria pascal para vós, meus queridos Irmãos, e também para vós, minhas queridas Irmãs Clarissas e Conceicionistas de clausura. Continuemos também a orar para que a amorosa graça de Deus seja derramada sobre nosso Capítulo Geral.

 

Domingo de Ramos, 28 de março de 2021

Fraternalmente em Cristo e São Francisco,

Br. Michael A. Perry, OFM
Ministro geral e servo