,

SEGUNDO PODCAST SOBRE O VELHO CHICO APRESENTA AS AMEAÇAS SOFRIDAS PELO RIO

Nesta quinta feira (29) foi ao AR a segunda edição da série de podcast preparado pela Web Rádio Santo Antônio em parceria com o Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil e o Coletivo Juventudes Fé e Ciência, sobre o Rio São Francisco.

Depois da perspectiva da sacralidade e da partilha de quem vê o Rio como vida e como lugar de encontro com o Sagrado, a Web Rádio lança a proposta de conversar sobre os problemas que ameaçam este dom de Deus. A produção  colheu depoimentos de homens e mulheres que carregam consigo o medo pelo menos de imaginarem a morte do Rio.

Dom Cappio, bispo de Barra no interior da Bahia partilhou sobre suas experiências de luta junto ao Velho Chico. O mesmo no ano de 1992 realizou uma caminhada durante todo o trajeto do Rio para colher informações e conscientizar as pessoas sobre o cuidado com o mesmo. O bispo ainda fez Jejum diante os descasos apresentados no projeto de transposição. O franciscano destacou a importância de manter viva a esperança como alimento para a luta do dia a dia.

Entre as participações, o podcast trouxe ainda o depoimento de quem mora próximo do Rio e divide medo e vida. Washington Lima, que faz parte da Articulação do Rio São Francisco destacou as ameaças existente na região. A jovem Maísa Joventino que é formada em psicologia e atualmente Mestranda em Saúde Pública pela Fiocruz de Pernambuco, partilhou um pouco do seu trabalho de sistematização junto a população ribeirinha, buscando entender os impactos que o processo vivido pelo Rio causa na vida delas.

O podcast também deu destaque a partilha de Padre Luciano Aguiar, que acompanha as pastorais sociais da Diocese de Floresta em Pernambuco e soma forças na luta contra a implantação da Usina Nuclear de Itacuruba. O sacerdote em sua fala frisou que o momento pede, para que a vida seja vista com prioridade.

A produção deste material, buscou ouvir as vozes de todo o trajeto do Rio São Francisco. Bem sabemos que o mesmo é dividido em quatro partes. O Biólogo Lucélio Nativo, por exemplo, mora no Alto São Francisco, no interior de Minas Gerais e pôde partilhar também sobre os impactos da sua região.

Você deseja acompanhar esta edição? Acesse nossas plataformas digitais ou abaixo:

FICHA TÉCNICA:

Apresentação: Frei José Hélio
Produção: Frei Roberto Alves e Juliana Caroline
Edição: Frei Roberto Alves
Colaboração: Washington e Maisa
e em unidade com a Revolução Laudato Sí, o Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil e o Coletivo Juventudes Fé e Ciência..

MÚSICAS USADAS NO PODCAST:

Barcarola do São Francisco (Geraldo Azevedo/Carlos Fernando Part. Djavan) – Álbum: Salve São Francisco
Carranca que chora (Geraldo Azevedo Part. Maria Bethânia) – Álbum: Salve São Francisco
Francisco Francisco (Geraldo Azevedo) – Álbum: Salve São Francisco
Margem (Paulo Araújo) – Álbum: Velho Chico
Boato Ribeirinho (Wilson Duarte, Wilson Freitas e Nilton Freitas)