,

DAS ONDAS DO RIO SÃO FRANCISCO PARA AS ONDAS SONORAS DA WEB RÁDIO SANTO ANTÔNIO

 

Com o intuito de mostrar as belezas, os medos e as esperanças que cercam a vida de ribeirinhos, religiosos, e artistas que moram ao longo do Rio São Francisco, a Web Rádio Santo Antônio exibe nos dias 26, 29 e 30 de Outubro o podcast VELHO CHICO VIVE! O Rio que percorre mais de 2.700 km, cortando estados, colinas e biomas ganha no final deste mês de outubro um destaque na programação da Web Rádio.

Todo o processo de produção começou a ser pensado ainda no mês de setembro, sendo realizado um processo de estudo e escuta. Na última segunda-feira (26) se materializou e chegou na programação do veículo de comunicação e nas plataformas digitais. Na primeira edição, Frei Hélio apresentou o Rio como algo sagrado para quem dele vive e sobrevive.

Dom Beto Breis, bispo da Diocese de Juazeiro – Bahia, destacou na edição que o Rio é sagrado porque porta a vida e mantém a vida de tantos irmãos/ãs e ecossistemas. A partir da fala do bispo franciscano, podemos citar aqui o exemplo da vida do líder quilombola Alcildes Santos e de sua comunidade Bongue, localizada na Zona Rural de Ilha das Flores, em Sergipe. Ele partilhou sobre a importância do Rio para sobrevivência da comunidade através da pesca e da agricultura. “Jamais poderíamos imaginar nossa comunidade sem o Rio São Francisco” destacou o quilombola.

A sacralidade também foi evidenciada a partir do depoimento de Priscila Magela que mora na cidade de Pirapora, em Minas Gerais. Ela desde cedo aprendeu que o Rio representa muito mais do que uma água que corre, mas a sua arte, seu canto e a sua vida.

Aprofundando sobre a dimensão do sagrado, a produção do áudio trouxe a preocupação da Igreja nos últimos anos a partir da necessidade de uma Ecologia Integral. Patrícia Antunes, Animadora Laudato Sí no Brasil, ressaltou que a Encíclica destaca sobre a necessidade de preservar a água que sofre com muitos impactos e explorações excessivas. Roberto Malvezzi que é cantor, teólogo e participou do Sínodo para a Amazônia no ano passado, fez uma relação da necessidade de uma ecologia que integre a todos também na região onde passa o Rio São Francisco. Ele ressalta que olhar para o Velho Chico requer também um olhar para a Amazônia e o Cerrado brasileiro.

O podcast Velho Chico Vive também trouxe algumas novidades, como a realização de lives no perfil do instagram da Web Rádio Santo Antônio (@websantoantonio) que vai ao AR sempre às 18h, antecipando a reflexão que será realidade na edição do dia. Entre os temas trabalhados estarão a arte e as problemáticas que ameaçam o Rio.

Acompanhe abaixo na íntegra a primeira edição do podcast Velho Chico Vive:

 

FAIXA TÉCNICA:
Apresentação: Frei Hélio,OFM
Produção: Frei Roberto Alves, OFM e Juliana Caroline, OFS
Edição: Frei Roberto Alves, OFM
Colaboração: Washington Lima e Maísa Joventino
Em unidade com a Revolução Laudato Sí, o Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil e o Coletivo Juventudes Fé e Ciência.

MÚSICAS USADAS NESTA EDIÇÃO:

Água Sagrada (Zé Vicente Part. Sônia Mara) · Álbum: Dádivas
Barcarola do São Francisco (Geraldo Azevedo/Carlos Fernando Part. Djavan) – Álbum: Salve São Francisco Santo Rio (Geraldo Azevedo/Carlos Fernando) Part. Dominguinhos – Álbum: Salve São Francisco
São Francisco são (Geraldo Azevedo) – Álbum: Salve São Francisco
Francisco Francisco (Geraldo Azevedo) – Álbum: Salve São Francisco                                      Oração De São Francisco (Tim Rescala) – Álbum: Velho Chico                                              Meu Rio de São Francisco (Roberto Malvezzi e Dom Luiz Cappio) – Álbum: Os Quatro elementos