,

RETIRO ENCERRA O ANO DE ACOMPANHAMENTO VOCACIONAL NO CEARÁ

Com grande alegria os vocacionados do Ceará realizaram o retiro franciscano de conclusão do ano de 2019. Este encontro teve início na sexta-feira (29/11) quando os jovens foram acolhidos no Convento Nossa Senhora das Dores. Na manhã do sábado (30/11), aconteceu a Eucaristia da fraternidade local, que marcou o início deste dia de retiro, recolhimento, silencio e oração pessoal, configurando-se assim um momento de aprofundamento espiritual riquíssimo.

O dia de retiro foi organizado em dois momentos, com temáticas diferentes. O primeiro momento de orientação teve como tema: “A VOCAÇÃO DE JESUS”. Os jovens vocacionados se espalharam pelos espaços do convento (capelas, sítio e clausura), locais de aconchego, propícios para um período de deserto. À luz do tema da manhã, direcionados por textos, textos bíblicos, aconteceu esse momento de oração pessoal. A primeira parte do retiro foi concluída com um momento de partilha daquilo que foi vivenciado durante a manhã, na capela interna do convento, onde todos (jovens e animadores vocacionais) se encontraram e compartilharam encantadoras e profundas reflexões. Foi uma partilha perpassada por elementos muitos marcantes de suas vocações, que se tornaram experiencias.
O segundo momento aconteceu na parte da tarde, e foi guiado pelo tema: “A VOCAÇÃO DE SÃO FRANCISCO”. Ao olhar e refletir este tema, foi possível pensar sobre a trajetória desse querido santo, e de como se deu sua vocação. Houve um momento de partilha comum no final da tarde. Todos contribuíram e juntos criaram algo belíssimo a partir das partilhas de cada jovem. Ficou marcante nas falas, como em São Francisco de Assis um homem que com a graça de Deus, abraçou e beijou o leproso, simbolizando que todos somos irmãos, independente de qualquer diferença. O que realmente importa é o amor, o sentimento de sentir a dor do outro, por isso esse carisma de São Francisco acompanha muitas gerações pois ele amou, e seguiu fielmente Jesus.
Em clima de confraternização e encerramento, à noite os jovens e alguns frades foram ao cinema, assistir em fraternidade o filme “DUAS COROAS”, uma produção emocionante, que conta a história heroica do mártir da caridade – São Maximiliano Maria Kolbe, que deu a sua vida por um pai de família no campo de concentração de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial.
Rendemos louvores a Deus por tudo aquilo que ele nos concedeu vivenciar nesse ano de 2019, onde refletimos muito, compartilhamos, rezamos, enfim foram diversos conhecimentos adquiridos, sobre o carisma franciscano. Nosso regional também se despediu de Frei Artur, que parte para uma nova realidade de missão, e ficamos muito alegres por ele ter nos acompanhado, só temos a agradecer, por tudo o que Deus nos proporcionou.

Vocacionados do Regional Ceará