,

ORDENAÇÃO PRESBITERAL DE FREI RONALDO CÉSAR, VICE-MESTRE DO NOVICIADO INTERPROVINCIAL

No último dia 01 de junho, realizou-se em Bacabal, no Maranhão, a Ordenação Presbiteral do Frei Ronaldo César Nunes Lima (OFM). Frei Ronaldo irá compor a Fraternidade do Noviciado Interprovincial em Lagoa Seca como Vice-Mestre dessa etapa de formação. O neo-sacerdote já estava morando em nossa Província na Fraternidade São Boaventura em Triunfo, acompanhando o grupo de três postulantes vindos da Província de Nossa Senhora da Assunção (MA-PI).

A convivência com ele tem sido uma experiência enriquecedora. Seu jeito simples e atencioso dá a todos os que compõe a Fraternidade do Postulantado de nossa Província grande alegria de poder conviver com ele. Tendo em vista essa convivência, formamos uma comitiva composta por alguns membros da fraternidade, a Irmã Elma de Melo (Maristella) e Maria de Pádua (Lurdinha – OFS). Juntos percorremos mais de 1000 km com o desejo no coração de reencontrar o Frei Ronaldo e participar de sua celebração.

Em razão da distância percorrida já havíamos programado uma parada em Teresina – PI. Lá fomos acolhidos inicialmente no Lar São Francisco (Casa do Juniorato). Participamos do recreio da fraternidade e o Frei Ivaldo, Guardião, nos deu as boas vindas com palavras que nos marcaram muito. Ele recordou que nossa presença representa já um bom fruto do Noviciado integrado pelas duas províncias. Desfrutamos de uma noite agradabilíssima.

Na manhã seguinte, partimos em direção a Bacabal – MA. Chegando lá, nos enchemos de felicidade em rever o nosso confrade que nos acolheu com muita alegria. A celebração da ordenação estava prevista para acontecer às 18h00.

A simplicidade é uma marca que Frei Ronaldo carrega consigo e a celebração deixou isso muito evidente. A sua ordenação nos envolveu num misto de simplicidade e emoção diante da beleza e singeleza que permeou todos os aspectos da celebração que contou com a participação de uma grande parte do Povo de Deus. Dom Edivalter Andrade (Diocese de Floriano – PI) foi o bispo ordenante. Ele recordou o valor do ministério do sacerdócio para a Igreja e da necessidade de ir além da sacristia para que o dom do sacerdócio se desenvolva em sua total plenitude. A mensagem do Ministro Provincial nos recordou que a vocação do ordenado é dom da Igreja e que isso implica num compromisso amplo com todo o povo de Deus.

Contentes com as experiências vividas, regressamos a Triunfo no domingo (02/06).

José Hélio