,

MINISTRO GERAL CONTINUA SUA VISITA NA PROVÍNCIA SANTO ANTÔNIO

Depois de sua saída de Salvador no dia 24 de junho, o Ministro Geral, Frei Michael Perry, seguiu viagem para a região central do Nordeste. Pousou no Recife e se dirigiu ao Convento Santo Antônio que abriga a sede Provincial. A fraternidade local o acolheu, bem como a sua comitiva (Frei Valmir Ramos, Definidor Geral, Frei João Amilton, Ministro Provincial, Frei Sérgio Moura, Vigário Geral, e Frei Faustino dos Santos, Secretário Provincial) com especial almoço que aconteceu num clima festivo e saboroso.

Na tarde do mesmo dia o Ministro Geral seguiu para o Convento de Santo Antônio na cidade de Lagoa Seca, na Paraíba, e a noite ainda se encontrou com os Postulantes e Noviços que o aguardavam com bastante entusiasmo e expectativa. Nesse encontro sobrou descontração e empolgação, típicos do Frei Michael, que contagiou a todos os presentes. Houve cantoria e bastante pro-vocação.

No dia seguinte (25/06), logo ao amanhecer, alguns frades acompanharam o Ministro Geral a Campina Grande onde, no mosteiro das irmãs clarissas ele presidiu a Eucaristia. Após a ceia do corpo de Jesus, essa se tornou carne na vida dos frades e das irmãs num delicioso café-da-manhã e na disposição comum de alegria.

A parte da tarde foi a vez dos frades dos estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba terem seu momento com o seu superior geral. O encontro que se iniciou as 14h30 se estendeu até as 17h. Frei Michael na sua fala provocou os presentes à vida fraterna dissipando o equívoco da vida fraterna ser como um hotel São Francisco. Além disso, apresentou a situação da Ordem hoje em termos de desafios e perspectivas. Reforçou as prioridades assumidas no CPO acontecido em Nairóbi e ao final deu espaço aos frades para, livremente, acrescentar e perguntar. Ao final ele entregou algumas lembranças aos frades presentes.

As 18h o Ministro Geral presidiu a Eucaristia com a comunidade que frequenta o Convento e em seguida foi proporcionado ainda mais alegria no recreio festivo e celebrativo onde até o bispo diocesano Dom Dulcênio Fontes se fez presente.

Aproximando-se o fim desse segundo momento da visita do Ministro Geral na Província, tendo sido celebrada a Eucaristia na manhã do dia 26 por Frei Valmir, o Ministro Geral conheceu as dependências da Casa Porciúncula que abriga a etapa de formação Noviciado e participou do Definitório Extraordinário na manhã do mesmo dia. A tarde ele se dirigiu ao Recife onde partirá para o estado Ceará, onde dará continuidade a visitação.

Que seja bastante motivador para os frades.