,

INICIA TREZENA DE SANTO ANTÔNIO NO PELOURINHO – SALVADOR

“Salve grande Antônio Santo universal, que amparais aflitos, contra todo mal”

Baianos e Baianas do pelourinho e redondezas, assim como devotos e devotas de muitos outros lugares, estiveram presentes na Igreja do Convento de São Francisco, no 1º dia da Trezena em honra a este Santo amado pelos Baianos, o Glorioso Santo Antônio.

No primeiro dia da Trezena, os fieis devotos foram acolhidos pelo Guardião da Fraternidade Frei Marcos Osmar e a Celebração Eucarística foi presidida pelo Vigário Provincial Frei Sergio Moura.

Na homilia desta noite, foi destacada a Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde ao subir aos céus o Cristo nos deixa uma missão, de sermos propagadores desta Boa Nova, e que um dia voltará para nos fazer seus eternamente. Unido nos ao salmista nós aclamamos ao Senhor por tão grande amor, mesmo tendo subido ao céus continua vivo entre nós, abençoando continuamente nosso peregrinar, assim devemos nós sermos sinais de sua benção, como foi Santo Antônio para tantos pobres e necessitados, Santo Antônio, profundo conhecedor do Evangelho, se tornou profundo anunciador, propagador desta Palavra, que por seu amor ao Evangelho converteu muitos corações ao caminho do Cristo, terminou exortando a comunidade presente na celebração, a se fortalecer na Fé na devoção e ser um sinal deste Evangelho, e desejou para todos uma trezena ao qual aprendamos com o exemplo de Santo Antônio, a seguir e anunciar Jesus Cristo Nosso Senhor.

Após a homilia foi entoada a Ladainha ao Glorioso Santo Antônio, onde os fieis devotos, acompanharam com muita Fé e devoção, e depois de alimentados com a Palavra do Senhor nos alimentamos do Cristo Eucaristico e ao final da celebração foi entregue a imagem peregrina de Santo Antônio a Sargento(Sgt.) da Polícia Militar de Salvador moradora da comunidade do Pelourinho,  Sgt. Aranha, onde logo após a Benção final com a relíquia de Santo Antônio, seguimos em procissão pelas ruas do pelourinho até a casa desta mulher de fé.

Ao chegar na casa, a comunidade reunida, entoou hinos ao Senhor agradecendo a intercessão e exemplo de vida do Glorioso Santo Antônio. E também foi expressada a gratidão da Sgt. Aranha, que é uma mulher envolvida em resgatar muitas vidas, através da caridade Cristã, no resgate da dignidade humana de outras mulheres do Pelourinho, ao qual ela como policial, se esforça para ajudar, onde a devoção a Santo Antônio, Santo que se dedicou aos pobres, inspira esta atitude de estender a mão as mulheres que necessitam desta caridade na localidade do Pelourinho, após ouvir o testemunho dela, Frei Sergio, OFM, abençoou a casa e a família, com a aspersão da Agua Benta.

Louvado Seja Nosso Senhor, por esta primeira noite de Trezena, que novamente enxergamos no olhar da comunidade a alegria de celebrar este amado Santo Franciscano, por ouvir estes testemunhos que nos alegram na fé e na caminhada Cristã, e principalmente, por estarmos reunidos em oração e devoção, Salve Santo Antônio amado pelo povo Baiano, amado no mundo inteiro.

Frei Mendelson Branco da Silva, OFM