,

FREI JOÃO JOSÉ CELEBRA 25 ANOS DE VIDA PRESBITERAL NO DIA DAS CHAGAS DE São Francisco

A fraternidade São Francisco, localizada no Pelourinho, em Salvador-BA, bem como a fraternidade provincial, se alegraram pela celebração Eucarística da Festa da impressão das Chagas de São Francisco e também pela celebração jubilar dos 25 anos de vida sacerdotal de Frei João José, OFM que conta com 86 anos de vida.

Frei João José,OFM ingressou na Ordem dos Frades Menores, na Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, como frade de vocação laical e por muitos anos se dedicou ao ofício de alfaiate, onde costurava com maestria os hábitos franciscanos dos seus irmãos, também trabalhou com o galinheiro e muitos outros serviços. Sempre foi um amante da criação de Deus, se preocupando em cuidar de animais que apareciam em torno do convento. Uma sensibilidade muito admirável, que faz recordar o amor que São Francisco cultivava em seu coração por toda a criação de Deus.

Após muito tempo, Frei João José iniciou os estudos de filosofia e teologia em Olinda, no Instituto Franciscano de Teologia (IFTO), Sua ordenação Presbiteral ocorreu aos 17 de setembro do ano de 1994, na cidade de Igreja Nova, em Alagoas, na Paróquia de São João Batista onde, na mesma celebração, foi ordenado presbítero também o Frei José Firmino, OFM. Ambos receberam das mãos de Dom Constantino José Lüers, OFM o segundo grau do sacramento da ordem.

Frei João exerceu seu serviço sacerdotal em Penedo e Igreja Nova- AL, Canindé-CE, Triunfo-PE e São Francisco do Conde-BA e atualmente Salvador-BA. Na homilia da celebração Eucarística proferida por Frei José Edilson, OFM, este recordou que quando criança, serviu muitas vezes ao altar como coroinha em Penedo, enquanto Frei João José celebrava a Santa Missa. Em sua fala, recordou a trajetória do jubilando, apontando o exemplo de Frei João José, em  uma vida simples, muitas vezes silenciosa, sem procurar destaques, se faz grande exemplo para a comunidade.

Ao final da celebração Frei João José, agradeceu ao Senhor o dom do sacerdócio e suplicou a Deus a benção final da Santa Missa. Após a celebração, a Fraternidade local, juntamente com alguns amigos do Frei João José, reuniram-se em torno da mesa do refeitório do convento, para partilhar a alegria com um jantar festivo pela alegria dos seus 25 anos de sacerdócio.

Todos ficaram agradecidos ao bondoso Senhor pela doação e testemunho de simplicidade deste nosso irmão Frei João José.

Frei Mendelson Branco da Silva, OFM