,

FRADES PARTICIPAM DO II RETIRO EM NÍVEL PROVINCIAL EM SALVADOR/BA

De 25 a 29 de novembro de 2019, no Convento São Francisco de Salvador-BA, uma parte dos frades franciscanos se dirigiram à cidade de São Salvador da Bahia para fazer seu retiro anual.

Normalmente a Província promove dois momentos de retiro para os seus frades para que esses possam ter um momento de parada, reflexão e oração. Salva as excessões, o primeiro acontece no Convento de Lagoa Seca, na Paraíba, e o segundo no Convento de Salvador, como já referendado.

Nos dois retiros desse ano os frades escolheram a Irmã Maria Áurea Marques, da Congregação fundada por São João Eudes, a Congregação das Irmãs do Pastor. Com o tema “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz aos Frades Menores hoje”, Irmã Áurea, apaixonada pela Sagrada Escritura, ajudou os frades a aguçarem seus ouvidos ao Espírito por meio do Capítulo 1 de João (19-51) que narra a semana inaugural de Jesus, até as bodas de Caná (Jo 2, 1-25).

Foram momentos profundos e intrigantes que levaram os frades a se questionarem sobre quem são, o que procuram em Jesus, quais as motivações que os fazem permanecer na Ordem de São Francisco. Temas como o carisma de Francisco versus a vocação presbiteral, o processo vocacional, a importância de Maria na vida do religioso franciscano também foram marcas da motivação da pregadora do retiro.

Que esse momento tenha sido de grande proveito e de motivação aos frades da Província.

 

Paz e bem.