,

FRADES DA COMUNIDADE DE SALVADOR CELEBRAM SANTA BEATRIZ COM AS IRMÃS CONCEPCIONISTAS

No dia 17 de agosto celebra-se o dia de Santa Beatriz da Silva, os frades do Convento de São Francisco em Salvador, estiveram presentes no Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição, onde está a presença contemplativa das Irmãs da Ordem da Imaculada Conceição (Irmãs Concepcionistas). Essas irmãs doam sua vida em oração contemplativa, adoração e silêncio.

Neste dia especial para elas que celebram sua fundadora, Frei Sergio Moura Rodrigues, OFM, Vigário Provincial presidiu a Celebração Eucarística. Em sua homilia, Frei Sérgio recordou feliz a memória da Santa fundadora das irmãs com a mensagem do Evangelho e com trechos da carta do Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, por ocasião da Festa de Santa Beatriz.

Em sua carta, o Ministro Geral, Frei Michael Perry, OFM, destaca o evento jubilar dos 800 anos do diálogo de São Francisco de Assis com o Sultão do Egito Malik al Kamil com essas palavras:

“Tudo me leva, junto com os irmãos, a renovar nosso desejo e nosso compromisso de converter nossas vidas em lugares de encontro com a Palavra de Deus e de intercâmbio com os nossos semelhantes, especialmente com aqueles que pensam diferente”.

Exortando as irmãs a semear a cada dia a cultura do diálogo e da acolhida, diz:

“A vós, minhas queridas Irmãs, peço que continuem sendo mulheres do diálogo, em Nome do Senhor”.

Tomando como exemplo o amor de Santa Beatriz para com a tão doce Mãe Imaculada, motivou, a partir do exemplo de Maria, à importância da escuta e do diálogo dos cristãos:

“E como não pensar na Mãe Imaculada, a quem Santa Beatriz da Silva amou com amor profundo e de quem aprendeu que a melhor atitude para poder dialogar é primeiro escutar? O relato da Anunciação revela esta abertura, apesar da perplexidade inicial. O diálogo de Maria e o Anjo marcou significativamente o momento que o Senhor se deu para salvar-nos.”

Ao final da homilia, Frei Sergio destacou a importância da devoção a Virgem Imaculada, que estas irmãs cultivam em sua fraternidade e com a comunidade que vem celebrar junto com elas no Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição.

Frei Mendelson Branco da Silva, OFM