O Postulantado é uma etapa, na qual o candidato à vida religiosa, convive em uma casa de formação com outros jovens sob a orientação de um corpo de formadores por dois anos. Salvo em situações extraordinárias avaliadas caso a caso, apenas acolhemos no Postulantado jovens entre os 18 e 27 anos, com Ensino Médio completo. Nesta etapa de formação o jovem é chamado a desenvolver uma espiritualidade franciscana, bem como sua sensibilidade para perceber a realidade do mundo, especialmente na atenção para com os pobres, no crescimento humano e na disponibilidade para viver em fraternidade.

A vida espiritual de um postulante é alimentada pelas orações, celebrações comunitárias e com o povo de Deus, pela escuta atenta da Palavra de Deus, através de retiros e outras práticas religiosas franciscanas e da própria comunidade. Já a vida pastoral dos postulantes busca a participação na vida concreta do povo, através de visitas e escuta atenta, especialmente aos mais pobres, doentes, abandonados, excluídos e marginalizados, em comunhão com as atividades evangelizadoras da própria Fraternidade.

A vida comunitária do jovem que está no Postulantado prioriza a alegre partilha tanto dos trabalhos manuais, como expressão de serviço aos irmãos, como da própria vida, através do diálogo fraterno entre os próprios postulantes e com o frade responsável diretamente por sua formação, o Mestre de Postulantado. Não faltam as expressões de lazer e espontaneidade, como gratuidade da própria vida doada por Deus, como passeios, recreios, esportes e encontros de convivência com os demais frades e religiosos e religiosas.

Atualmente a casa que acolhe os jovens postulantes é o Convento São Boaventura, em Triunfo-PE.  Com a ajuda dos membros daquela fraternidade, os postulantes buscam ser presença na realidade específica do semiárido pernambucano junto ao povo de Deus daquela região.