,

ENCONTRO VOCACIONAL EM FORTALEZA – CE REFLETE SOBRE OS 800 ANOS DO ENCONTRO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS COM O SULTÃO DO EGITO AL-MALIK AL-KAMIL.

No último dia 21 de setembro do corrente ano, aconteceu no Convento Nossa Senhora das Dores, Fortaleza-CE, o encontro vocacional com os Frades Menores cujo tema foi: Os 800 anos do encontro de São Francisco de Assis e o Sultão Al-Malik Al-Kamil. O grupo vocacional de Fortaleza – CE está composto por: Anderson Silva (Fortaleza – CE), Jorge Araújo (Aratuba – CE), Moisés Dias (Barreiras – CE), Yago Wesley (Fortaleza – CE) e Yago Melo (Catunda – CE), sob o cuidado dos frades: Frei Artur, OFM e Frei Jean Santos, OFM.
Os vocacionados foram acolhidos na sexta-feira, dia 20. Na manhã do sábado, o encontro teve início as 9h com as conversas e atendimentos individuais dos frades. Na tarde do sábado, houve a parte formativa do encontro, a partir do texto: “800 anos do encontro de São Francisco de Assis com o Sultão Al Malik Al Kamil: Da Celebração interreligiosa da Ordem Franciscana à importância para os dias atuais”, de autoria de Frei Faustino dos Santos, OFM. O estudo foi desenvolvido numa conversa bem descontraída e provocativa.
A noite após o jantar, os vocacionados e frades tiveram a oportunidade de participar da Celebração do Espírito de Damieta, organizada pela CFFB (Conferência da Família Franciscana do Brasil). Esta celebração, de caráter ecumênico e inter-religioso, teve como intuito marcar os 800 anos do encontro de São Francisco de Assis com o Sultão do Egito, Al-Malik Al-Kamil. Este momento foi vivenciado na capela Santa Rosa de Viterbo, Residência das Irmãs Missionárias Capuchinhas. Destacamos aqui o clima de respeito e comunhão que pairava, unindo todos os 12 representantes de outras religiões e igrejas cristãs.
Neste encontro, os vocacionados do Ceará, ainda tiveram a oportunidade de conviver com alguns vocacionados vindos dos Estados da Bahia, Alagoas e Sergipe, que realizaram no dia 22 de setembro o 1º Pedala Francisco em direção a Canindé para vivenciarem os primeiros dias da Festa de São Francisco, no Santuário de Canindé – CE.
Por fim louvamos à Deus por cada pessoa que faz com o esforço de sua vontade, desse mundo um lugar melhor e mais irmão. O Senhor nos dê a paz!

Moisés Dias da Silva

Aspirante em Fortaleza – CE