,

ENCONTRO VOCACIONAL DO GRUPO RECIFE CONTA COM ASSESSORIA DE FREI JOANAN MARQUES

O convento de Olinda acolheu mais um encontro vocacional do regional Recife, entre os dias 24 e 26 de maio. O tema refletido foi sobre a história da ordem e da província Santo Antônio no Brasil. Uma verdadeira aula de historia que contou com a assessoria do Frei Joanan, pertencente ao convento de Campina Grande na Paraíba e secretário provincial para pastoral vocacional.

Ao longo de seus quase cinco séculos de existência, a província santo Antônio presenciou a fundação da nação brasileira e seus frades foram peça fundamental na construção do projeto evangelizador da terra de Santa Cruz. Nesse sentido, aprender e refletir sobre o tema no convento de Olinda, primeiro convento franciscano das Américas,  foi algo muito sugestivo e inspirador, haja vista que nesse lugar histórico milhares de frades foram formados e enviados para as várias frentes de missão Brasil a fora.

Os jovens aspirantes tiveram a oportunidade de aprofundar e vislumbrar o trabalho árduo daqueles homens que formaram e construíram a província que temos hoje, podendo assim fortalecer os laços de pertença , tão importantes para aqueles que querem assumir uma missão específica nesta instituição, bem como aprender a valorizar e cuidar dos locais sagrados confiados aos frades menores.

Além disso, como de costume, o encontro contou com momentos de oração, fraternidade, onde se celebrou os aniversariantes do mês de maio, e as conversas pessoais, nas quais cada um pôde avaliar as respectivas caminhadas.

 

Gilberto

(Vocacionado)