,

EM PENEDO, ENCONTRO VOCACIONAL REFLETE A MISSÃO FRANCISCANA

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro 2019, o Convento Santa Maria dos Anjos em Penedo – ALAGOAS, acolheu o encontro vocacional do grupo de Aspirantado do regional de Alagoas. O encontro teve seu início na noite da sexta-feira (18) onde os jovens vocacionados foram acolhidos pelos frades: Frei Roberto e Frei Clebson. Após o jantar os aspirantes se encontraram na capela para o momento de oração à luz da temática que seria refletida durante os dias de encontro.

A programação do sábado (19) começou cedo com a oração elaborada a partir do Ofício Divino das Comunidades. Depois do café da manhã foi realizada uma visita missionária ao Lar São José (instituição que abriga idosos na cidade de Penedo-AL, e que é mantida pela Diocese). Interessante destacar que esta visita foi precedida de uma caminhada marcada pelo suspense, pois só chegando ao lugar os frades acabaram com a ansiedade dos aspirantes, que descobriram o lugar da visita. No lugar escolhido, houve a oportunidade de os jovens vocacionados conhecerem alguns idosos e suas histórias de vida, que foram partilhadas. Este momento de visita foi vivenciado com orações e músicas. No retorno para o Convento aconteciam as partilhas que esta experiência da visita deixou em cada um, tanto nos vocacionados, bem como nos frades que os acompanhavam. Chegando ao convento deu-se início ao estudo sobre a missão à luz carisma franciscano. Sávio Souza destacou que nesta formação “aprendeu que o missionário franciscano ele precisa ser conhecedor da Palavra de Deus, mas nem sempre será necessário falar, pois silenciar também será preciso para ouvir e acolher o que o próximo tem a dizer. O missionário ele tem que se adequar ao que lhe é oferecido, se tornando um com a comunidade onde visita.” Na parte da tarde, dando continuidade ao momento formativo deste encontro, através de vídeos os vocacionados conheceram as missões específicas da Ordem dos Frades Menores e das Províncias espalhadas pelo mundo. Para encerra a programação do segundo dia de encontro, frades e vocacionados participaram do convívio fraterno com a JUFRA local. O domingo (20), último dia de encontro, teve início com a participação na missa, neste dia a Igreja celebrou o Dia Mundial das Missões. Para marcar este dia de oração pelas missões, por coincidência, aconteceu nesta celebração o compromisso dos novos JUFRISTAS, que abraçaram a missão de vivenciar o carisma franciscano. Após o café da manhã os jovens vocacionados participaram da Eleição do Secretariado Fraterno da JUFRA “Instrumentos de Paz” de Penedo – ALAGOAS.

O encontro foi finalizado com a avaliação de forma dinâmica. A dinâmica foi a seguinte: dentro de uma mala de viagem, cada aspirante pôs um objeto que marcou o encontro e no qual se comprometia a levar na volta para casa.