,

CHEGA AO FIM A VISITA DO MINISTRO GERAL NA PROVÍNCIA

Foi uma visita que se estendeu de 21 de junho até o dia 29 do mesmo mês. A terceira parte das três que foram pensadas para a visita se deu no estado do Ceará. O Ministro Geral desembarcou e Fortaleza no Ceará no final do dia 26 e no dia seguinte (27) a agenda de atividades foi bastante movimentada, a começar pela Celebração Eucarística às 8h30 minutos na Paróquia assumida pelos frades da fraternidade Nossa Senhora das Dores. Estavam presentes, além dos frades da quela fraternidade, uma porção da comunidade de Fortaleza, alguns padres, religiosos e religiosas.
Ao final da Celebração Eucarística, Frei Michael, acompanhado de uma boa porção de frades e pessoas se dirigiram ao Mosteiro de São José e Nossa Senhora, das Irmãs Concepcionistas em Fortaleza. O acolhimento das irmãs marcou a visita do Ministro Geral. Após uma conversa fraterna elas executaram a canção “Salve Óh Francisco” com Violino e Violoncelo, e depois mostraram as dependências do mosteiro e ofereceram um lanche. No retorno ao Convento de Nossa Senhora das Dores dos frades houve um almoço festivo.
A tarde foram a Canindé onde foram acolhidos pelos frades da fraternidade que lá residem e pelo corpo de funcionários que auxiliam na missão naquela cidade. A tarde o Ministro Geral visitou a casa do povo onde são desenvolvidas ações sociais com crianças e adultos como oficinas de música, informática, corte e costura, artesanato, etc.
No dia 28, ultimo dia de atividades, quem recebeu a visita logo cedo foram as irmãs clarissas de Canindé. Lá houve a celebração Eucarística e em seguida foi oferecido um café da manhã e houve um bom convívio fraterno. Às 9h houve celebração na Basílica de São Francisco das Chagas e a tarde houve o encontro do Ministro Geral com os frades dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte no Convento Santo Antônio de Canindé, momento de avivamento da vocação e de esperança de dias melhores. A noite houve o recreio fraterno e de despedida do Frei Michael que no dia seguinte viajou cedo em direção a Nova York.

Que esses dias tenham servido à fraternidade provincial no incentivo à vida fraterna e a missão.

Paz e bem.

Frei Faustino dos Santos, OFM

Secretário Provincial.