,

PROVINCIA SANTO ANTÔNIO REALIZA CONSELHO PLENÁRIO COM TEMA “PERTENÇA, ECONOMIA E SINODALIDADE”

Nos dia 26 a 28 de abril de 2022 a Província Franciscana de Santo Antônio realizou o seu I Conselho Plenário do triênio 2021-2023 no Convento Santo Antônio de Lagoa Seca/PB com o tema: “Pertença, economia e sinodalidade”.

No primeiro dia, houve a acolhida dos confrades convocados, isto é, guardiões, vigários das casas secretários e coordenadores de serviços, um jantar de abertura seguido da palestra da Irmã Áurea Marques da Congregação das Irmãs do Bom Pastor. Na reflexão daquela noite, a assessora apresentou alguns aspectos fundamentais da vida e missão religiosa, entre eles: que somos uma comunidade de profecia coletiva, que precisamos urgentemente fixar nossa vida no essencial e não substituir pelo acidental rompendo as crises de nostalgia e entrando nem processo constante de renovação. Os trabalhos dessa noite foram concluídos com uma oração.
No dia seguinte, houve a Santa Missa presidida pelo Ministro Provincial Frei João Amilton dos Santos e, após o café-da-manhã, seguiu-se com a conferência da Irmã Áurea. Naquela manhã foi refletido sobre como enfrentarmos as interrogações do Espírito para nosso tempo e como estamos alimentando nossa esperança, já que o caos social em que vivemos no mundo pode também ser um chamado para nos reconstruirmos enquanto discípulos e missionários do Mestre Jesus. A tarde desse dia, cada fraternidade partilhou sobre sua vida e missão e a noite foi revista as decisões e encaminhamentos do último Capítulo Provincial que ocorreu em janeiro de 2021.
O dia 28, último dia do CPP, começou com a Santa Missa presidida pelo Vigário Provincial Frei Sérgio Moura e durante todo o dia houve as apresentações das Secretarias, Secretariados e Serviços.

O CPP contou com uma participação de aproximadamente trinta frades e concluiu com o recreio festivo.

Frei Alleanderson Brito, OFM