,

SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL REALIZA ENCONTRO DOS CANDIDATOS AO POSTULANTADO 2022

Do dia 31/03 ao dia 05/04 houve o primeiro encontro dos vocacionados candidatos a etapa de formação Postulantado. O encontro tomou lugar em Olinda-PE. Os promotores vocacionais recomendaram previamente que os vocacionados chegassem em Olinda-PE um dia antes do encontro a fim de descansassem, e conhecer o ambiente e os outos jovens. Seria também uma boa oportunidade para que eles ficassem preparados para os momentos com as profissionais em psicologia Alice Gates e Rebeca. Ressaltando a diversidade do grupo, os candidatos aos Postulantado 2022.2 são oriundos de várias regiões do Nordeste: Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco, Paraíba.

No dia da chegada, 30/03, os jovens assistiram a um filme que abordava o tema das emoções e no dia seguinte as psicólogas deram seguimento com os trabalhos. A timidez e a tensão do início não interromperam o processo de imersão no processo  graças as dinâmicas sugeridas.

A dinâmica do encontro foi intensa e profunda, o que exigiu muito esforço e dedicação de todos. Falou-se sobre virtudes, qualidades, temores e esperanças. Em determinado momento foi possível fazer alongamentos e dinâmicas que trabalhavam o corpo, em outros momentos trabalhou-se a partir das percepções pessoais pela utilização de imagens.

Outro ponto abordado foi emoções. Esse trabalho foi desenvolvido pela dinâmica da criação de peças de teatro. Os vocacionados se dividiram em dois grupos onde cada um ficou com um tema diferente a ser trabalhado: familia e amigos. Segundo suas impressões, apresentar essas peças foi gratificante para todos. Ao final eles sentiram o quanto a dinâmica os ajudou a entender alguns processos pessoais.

Durante todo o encontro a acolhida bondosa e fraterna dos frades foi uma constante. Eles estiveram presentes em todos os momentos. O grupo de vocacionados se apresentou cheio de vida, de espírito fraterno e desejo de servir. Todos estavam dedicamos e atentos a cada momento do encontro.

Que Deus os ajude nas próximas etapas.

 

Pré-postulante: Lucas Gabriel Rodrigues Ferreira