,

ASSEMBLEIA AMPLIADA | A resposta ao convite do Espírito Santo na Igreja e no mundo

Nesta quarta-feira (23/03) ocorreu o terceiro dia da Primeira Assembleia da Conferência Franciscana do Brasil e do Cone Sul em São Paulo. Na primeira parte da manhã o Ministro Geral Frei Massimo Fusarelli, OFM fez uma conferência remota com o seguinte tema: “Respondendo ao convite do Espírito Santo como irmãos e menores na Igreja e no mundo”.

O Ministro Geral apresentou os cinco convites que estruturam o documento final do último capítulo geral: 1- Convite a gratidão; 2- Convite a renovar nossa visão; 3- Convite à conversão e a penitência; 4- Convite a missão e à evangelização; e 5- Convite a abraçar nosso futuro. Após a provocadora explanação, alguns participantes da Assembleia fizeram perguntas. Em seguida os frades foram divididos por serviços de animação para ressoarem a explanação do Ministro Geral.

No início da tarde realizou-se uma vídeo conferência com o Secretário Geral para as Missões e Evangelização, Frei Francisco Gómez, OFM, com o Secretário Geral para a Formação, Frei Dennis Tupar, OFM, e pelo animador Geral da JPIC, Frei Jaime Campos, OFM. Cada um deles expôs alguns pontos do seu serviço e, em seguida, responderam as perguntas de alguns participantes. No final da tarde foram expostos alguns assuntos práticos com a ressonância da assembleia.

 

Frei Gilmar Nascimento da Silva, OFM