,

CRUZ E SEGUIMENTO, INSPIRA REFLEXÃO DO ENCONTRO VOCACIONAL DO REGIONAL CEARÁ

Os Vocacionados que são acompanhados pelo Serviço de Animação Vocacional do Regional Ceará, se reuniram no Convento dos Franciscanos em Fortaleza, localizado na Paróquia Nossa Senhora das Dores para mais um encontro. Vivenciando o período Quaresmal, os jovens nos dias 19 e 20 de março refletiram sobre a Cruz e o seguimento, temas caros para o carisma Franciscano.

O Encontro deu início na manhã do Sábado com um momento oracional onde foi apresentado o Encontro de Francisco com o crucificado nos diversos momentos de sua vida. “Entender a veneração de nosso Pai Seráfico a Cruz de Cristo nos fará compreender toda a sua proposta de vida que tem sua minoridade inspirada na kênosis do Filho de Deus que se torna plena em sua paixão” frisou Frei Roberto Alves que seguiu a manhã refletindo com os jovens sobre a visão Franciscana a respeito da Cruz.

Inspirados por um dos textos bíblicos que Francisco tomou como forma de vida, “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me.” Lc 9, 25, a parte da tarde do Sábado, no dia em que se comemora o Padroeiro do Estado do Ceará, foi conduzida por Frei Willames Batista que refletiu sobre a Vocação de São José. O momento foi feito como forma de partilha e dinâmica levando os jovens a confrontarem com o processo de discernimento que cada um vive.  A Tarde foi concluída com a Oração da Coroa Franciscana e a participação da Santa Missa na Paróquia.

O momento de recreação do encontro, foi ao mesmo tempo um espaço para reflexão diante de tudo o que foi falado durante o dia. Ao assistir ao filme Homens e Deus, os vocacionados tiverem contato de forma visível com os testemunhos dos Monges da Argélia que pressionados pelo Governo local e grupos extremistas em abandonar a sua missão junto a uma comunidade pobre no Norte da África doaram a sua vida.

O domingo contou em sua programação com a participação na Eucaristia, a partilha sobre as impressões e a experiências feitas no dia anterior e ainda avaliação e propostas para o próximo encontro.