,

ACOLHIDA E MERGULHO NA HISTÓRIA DA CUSTÓDIA DE SANTO ANTÔNIO, MARCAM O PRIMEIRO DIA DE CURSO DE FRANCISCANISMO

Há vários anos é costume das Províncias Franciscanas de Santo Antônio do Brasil, Nossa Senhora da Assunção e da Custódia de São Benedito da Amazônia se encontrarem no mês de Janeiro para um momento formativo, partilha e oração. O Curso Interprovincial de Franciscanismo que é realizado em três módulos, a partir de nosso carisma (Identidade, Missão e Espiritualidade). Após um ano sem ser realizado por conta da Pandemia do COVID-19, volta com sua realização em 2022  de forma online. 

A última edição do curso foi realizada em Santarém, no Pará, em 2020 e inspirados pelo Sínodo da Amazônia, os religiosos participantes puderam conhecer e partilhar sobre a missão dos Frades na região Norte do País tendo como base a história e o carisma da Ordem.  

 Na manhã do dia 24, com um momento oracional conduzido pelos frades da Custódia da Amazônia, foi iniciada a edição do Curso de Franciscanismo 2022. Na oração, a partir de cantos e preces, lembrou-se um trecho dos Escrito de São Francisco a Frei Leão, que o convocava para sempre buscá-lo diante da missão e das tarefas do dia a dia: “E se, por motivo de tua alma ou de outra tua consolação, precisares e quiseres vir ter comigo, ó Leão, vem.”

Frei Walter Shereiber, OFM, Secretário de Formação e Estudo da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, acolheu a todos os presentes na sala digital e lembrou que a programação contará com a participação, além de religiosos, de leigos e leigas que estudam e conhecem a história da presença franciscana no Brasil. Ele também ressaltou a importância de um coração aberto para mergulhar na história que segue sendo construída em nossos dias e possamos encontrar traços de nosso carisma para que dentre tantos temas apresentados, possam os participantes despertar para futuros trabalhos e artigos. 

Na parte da Tarde, Frei Marcos Almeida OFM, iniciou as assessorias do curso apresentando sobre a Custódia de Santo Antônio do Brasil. Frei Marcos, que sempre contribui com esta etapa do curso de franciscanismo, foi através de datas, nomes memoráveis e lugares traçando a história do início da primeira Custódia franciscana do Brasil que teve seu ano de fundação em 1584. Ele lembrou a chegada de Frei Henrique de Coimbra ainda em 1500 nas caravelas de Pedro Álvares Cabral, quando celebrou na terra de Santa Cruz a primeira Missa, como narrado por Pero Vaz de Caminha. Sobre este primeiro acontecimento, apresentou Frei Venâncio Willeke, que é um dos grandes nomes entre os amantes da história do franciscanismo no país e que apresenta algumas indicações sobre o episódio em seu livro “Franciscanos na História do Brasil”.                             

Em meio a uma terra ainda repleta de mistério e desconhecida, mas que chamava atenção das várias partes do mundo por meio de notícias que se espalharam, o primeiro grupo de frades vindos de Portugal chegam em Olinda, cidade pertencente à Capitania de Pernambuco, para o início dos trabalhos de evangelização. 

Com a chegada dos primeiros frades para se estabelecer no Brasil, o primeiro dia foi finalizado. A programação do Curso segue até o dia 29 de Janeiro. Serão dias intensos, formativos com assessorias sendo realizadas na parte da manhã e da tarde, onde os participantes irão mergulhar na história das províncias, também da Custódia da Imaculada Conceição do Brasil, do Mosteiro do Desterro, da presença da Ordem Terceira Secular, dos desafios do Patrimônio histórico etc. Dentro da programação também estão previstos momentos fraternos, como foi lembrado por Frei Walter no início da manhã. Desta forma, mesmo com a distância física, se buscará nutrir o espírito fraterno e a alegria.