,

1º ENCONTRO VOCACIONAL EM NÍVEL PROVINCIAL TRATA SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2021

Desde o início da Pandemia da COVID19, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil tem se desdobrado para realizar os encontros vocacionais de forma que a preservação da saúde dos jovens e dos frades sejam preservadas. Uma das formas encontradas foi através de reuniões online que tem proporcionado o encontro dos aspirantes que são acompanhados em todo território Provincial tornando-o misto e ainda mais diverso.

No último dia 20 de Março de 2021, após um recesso, deu-se o retorno dos Encontros na modalidade remota e o tema escolhido para reflexão foi o da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 (CFE: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de Amor”.

Houve um momento de oração inicial conduzido por Frei João Pedro que introduziu a todos na dinâmica do encontro. Após esse momento, Frei César Lindemberg e Frei Jailson das Mercês realizaram a acolhida dos presentes e, em especial, dos convidados Frei Faustino do Santos, OFM, e a Reverenda Lílian Conceição da Silva, IEAB. A partir dos documentos da Campanha e outros, os palestrantes levantaram inúmeras reflexões sobre a importância do diálogo do ponto de vista etimológico, bíblico e teológico. Além disso, temas como o Ecumênismo, a relação Franciscana com outras religiões e questões sociais foram tocados durante a manhã.

O encontro serviu para instigar os presentes, vocacionados e promotores vocacionais, a alargarem e aprofundarem a problemática do tema da CFE que tem surtido resistências por parte de grupos na Igreja e fora dela. A partir das provocações, os presentes puderam somar tirando dúvidas e levantando reflexões.

Após aquecer o coração ficou a esperança que o amor, como fundamento do diálogo, tenha prevalecido nas mentes e corações dos participantes abrindo-os à certeza da livre vontade de Deus entre nós e para além de nós.

 

Serviço de Animação Vocacional – SAV