,

Patris Corde é traduzida na vida de homens e mulheres que carregam o nome José no Podcast na Web Rádio Santo Antônio

O Papa Francisco decretou no dia 8 de dezembro de 2020, com a Carta Apostólica Patris Corde, o Ano de São José que segue até o dia 8 de Dezembro de 2021. O documento do pontífice apresenta as várias virtudes e características paternais de São José, tendo em vista que este ano se celebra os 150 anos da declaração do Pai adotivo de Jesus como Patrono da Igreja realizado em 9 de Dezembro de 1870 por Pio XI. Ao final da Patris Corde, o Papa Francisco ressalta que o objetivo desta carta apostólica “é aumentar o amor por este grande Santo, para nos sentirmos impelidos a implorar a sua intercessão e para imitarmos as suas virtudes e o seu desvelo”.

Na busca de transmitir a mensagem deste documento e trazer à tona o objetivo do pontífice, a Web Rádio Santo Antônio disponibiliza, em suas plataformas digitais, três episódios do Podcast que carrega o mesmo título da Encíclica “Patris Corde”. Durante cada produção os ouvintes poderão acompanhar algumas virtudes apresentadas no documento pontifício como, por exemplo, o acolhimento, a ternura, o trabalho, traduzida na vida de tantos irmãos e irmãs que além da semelhança do nome também buscam testemunhar em suas vidas o exemplo do carpinteiro de Nazaré.

Dom José Luiz, atual bispo da Diocese de Pesqueira, no interior de Pernambuco, será um dos participantes da produção e frisou que “espera que este ano de São José possa fazer com que assumamos de forma comum um compromisso solidário com a dignidade humana e que São José nos desperte para o cuidado com a Casa comum onde todos tenham vida e vida em abundância”.

Entre os testemunhos de vida, partilhados neste trabalho, encontramos o da senhora Maria José que trabalha no Hospital Regional São Francisco em Canindé, onde trabalha atualmente na higienização dos materiais usados nos processos hospitalares, a mesma destacou o quanto este tempo pandêmicos despertou a necessidade do cuidado e do acolhimento. Outra fala destacada é do José Douglas que diz buscar trazer além da imagem física de São José na mesa de seu trabalho, procura trazer o seu exemplo e seus ensinamentos na vida.

O Podcast apresentou, ainda, dois temas importantes para os nossos dias que são lembrados no documento pelo Papa, a saber: a questão do Trabalho com uma necessidade de uma urgente reflexão social e do espaço da Mulher que é invadido a partir da violência e dos maus tratos.

A produção do Podcast buscou acima de tudo trazer o testemunho de São José presente nos homens e mulheres de hoje, tendo como iluminação o que os evangelhos narram da vida do Esposo de Maria. O coração do Pai adotivo de Jesus acaba se estendendo também em nossos dias quando a dignidade humana acontece, quando o respeito às minorias é presente e quando a vida vem em primeiro lugar.

Confira abaixo os três episódios desta série especial: