,

Sistema Web Santo Antônio apresenta série de podcast sobre a Campanha da Fraternidade 2021

Na caminhada quaresmal em vista da Páscoa, memória da crucificação e ressurreição de Jesus, a CFE 2021, como seu objetivo geral, convida as comunidades de fé e pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para superar as polarizações e violências através do diálogo amoroso, testemunhando a unidade na diversidade. (Texto Base CFE 2021- 3)

(Leia na íntegra do Texto base)

               O tema do diálogo está no centro da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 (CFE 2021). Com a figura dos discípulos de Emaús, o texto base vai narrando como é necessário em nossos tempos de polarização um caminho onde se reconhece aquilo que nos distancia e o desejo de renovar o compromisso de caminharmos juntos. O tema da CFE é Fraternidade e diálogo: compromisso de amor, e o lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade”. (Ef 2,14a).

A proposta da Campanha apresentada acima se tornou podcast com uma produção do Sistema Web Santo Antônio. Com a participação de religiosos, leigos, líderes religiosos cristãos, o material veio gerar uma nova forma de diálogo através das mídias digitais, estreitando ainda mais as distâncias geradas em nossos tempos.

Para a pastora luterana Romi Benck, a Campanha da Fraternidade é construída a partir do diálogo, tendo um trabalho em conjunto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC). Com a representação de cada igreja participante deste conselho e especialistas é realizado o processo de definição do tema e a mensagem central com a proposta do texto base. Tudo partindo do respeito e tendo como ponto de unidade o Evangelho.  A mesma afirma que o tema apresentado neste ano é de suma importância, além de ser uma necessidade dos nossos tempos.

A conversa sobre o diálogo ultrapassou o âmbito religioso e trouxe a participação do Professor formado em Filosofia e coordenador do Observatório social do Nordeste, Roberto Jefferson. Ele abordou sobre a necessidade da conversa e do debate para se encontrar as causas dos extremismos, das desigualdades sociais que vivemos em nossos dias. “Que o diálogo esteja sempre nos motivando a construí uma sociedade justa, fraterna e solidária.” frisou o mesmo.

As reflexões sobre a Campanha da Fraternidade foram divididas em três episódios. A Campanha, o diálogo e as Ações que transformam. Fazendo o trajeto de VER, JULGAR E AGIR o podcast proporcionou desde reflexões sobre os temas até mesmo ações práticas de quem busca fazer acontecer este diálogo em nossos dias, como é o caso do Podcast O Hebreu. Coordenam esse projeto os jovens Lindomar Nepomuceno e Lia Girão, a proposta busca promover espaços de diálogo através da plataforma de áudio sobre temas ligados a religião e a sociedade.

Todas os episódios, já podem ser conferidos através do Spotify, do Deezer e no Sound Cloud.