,

Missa votiva ao Espírito Santo para iniciar o dia de eleição

Às 8h na Igreja do Convento de Santo Antônio de Ipuarana, Lagoa Seca/PB os Frades da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil reunidos em Capítulo Provincial Intermediário, participaram da Santa Missa em preparação para o último dia de Capítulo, que terá como ponto forte a eleição dos definidores para o triênio 2021-2023.

Frei João Amilton dos Santos, OFM em sua homilia exortou a todos os presentes que “devemos ter total confiança em Deus (…) ele ouve todos os nossos pedidos (…) é preciso que nossas orações e pedidos estejam de acordo com a vontade de Deus” para reconhecer essa vontade do Senhor, Frei João Amilton, OFM disse que “a oração é uma necessidade do nosso espírito e não podemos deixar de lado a nossa oração pessoal, são Francisco se fez homem de oração”. Tomando este exemplo do seráfico pai São Francisco de Assis devemos tomar consciência que “rezar é fazer o nosso coração morada de Deus”, e também “por mais que a gente reze nós precisamos sempre estar avaliando como eu estou rezando”. Em palavras desprendidas e humildes João Batista nos dá um forte exemplo de seguimento em humildade a Jesus Cristo recordando-nos que “é necessário que ele cresça e eu diminua” (Jo 3,30). Frei Amilton, OFM reflete sobre essas palavras do precursor de Jesus Cristo ao afirmar que “João Batista em sua missão de profeta, com toda simplicidade deseja simplesmente servir, fazer a vontade de Deus”. Isto nos revela como devemos caminhar neste tempo de graça e também como devemos exercer nossas atividades após o Capitulo Provincial, percebemos isso nas palavras do o Provincial em sua homilia quando diz que “estamos reunidos em Capítulo para descobrir a melhor forma de servir”, em fraternidade e minoridade como nosso Pai seráfico nos ensinou e nos mostra as Santas palavras do Evangelho neste dia. Por isso, necessitamos rezar a vida, a Santa Palavra de Deus e alimentar a vida de intimidade com Deus através da oração.

Neste dia de eleição de definidores para a cúria provincial, foram seguidos os ritos que antecedem a votação que foram os seguintes: os que exerciam cargo de liderança na província foram depostos de seus cargos, os escrutinadores fizeram promessa de sigilo, e os capitulares com direito a voto juraram eleger definidores aqueles segundo julgam ser da vontade do Senhor. Pedimos aos que nos acompanham pelas mídias sociais e plataformas de comunicação suas orações para mais um dia de nosso Capítulo Provincial.

 

Equipe Provincial de Comunicação

Texto: Frei Mendelson Branco da Silva, OFM
Fotos: Frei Lorrane Clementino, OFM

 

Este slideshow necessita de JavaScript.