,

Capítulo Provincial: Um encontro da fraternidade

O Capítulo Provincial é um tempo propício para o encontro de gerações. Entre os corredores e durante as plenárias é sempre visível a partilha entre os frades que iniciam a caminhada franciscana e aqueles que há vários anos participam dos encontros capitulares. É uma verdadeiro encontro da Fraternidade.

Observando os registros dos primeiros Capítulos na Ordem Franciscana percebemos como era visível o diálogo e o encontro dos irmãos para que de forma frutuosa pudessem refletir e discernir os passos dados. O cuidado de São Francisco para quem chegava era de que os mesmos se sentissem parte das discussões ali feitas e parte da vida da fraternidade.

Frei Romualdo Bezerra, OFM tem 39 anos de vida religiosa e carrega experiência junto aos encontros capitulares
Frei José Carlos, OFM está no ano da Provação e participa de seu primeiro Capítulo Provincial.

Para confirmar estas informações, conversamos com dois Frades da Província Franciscana de Santo Antônio, em gerações diferentes irmanados pelo carisma dos Frades Menores, Frei Romualdo Bezerra de Araújo e o jovem Frade noviço Frei José Carlos Araújo da Silva, OFM. Eles nos relataram suas experiências próprias com a espiritualidade Capitular que é tempo de graça e de ir às fontes de nosso carisma.

Frei Romualdo, que tem 39 anos de vida religiosa, nos relatou que o capítulo “é um momento forte para os Franciscanos que se reúnem como irmãos, como família”, com o intuito de rever os passos dados, corrigir os erros e celebrar os acertos. É ainda um tempo de reencontrar os irmãos e celebrar a alegria desse encontro. Já o noviço Frei José Carlos em seu primeiro Capítulo Provincial que está como convidado vê que “o capitulo é justamente esse momento de retornar a regra como um movimento de retorno à essência do carisma, para uma melhor vivencia mais fraterna, mais amorosa, e mais carinhosa.”

Nestas duas gerações de Frades percebemos o quanto a experiência capitular é imbuída de espiritualidade e também da ação de Deus para o vigor da vida de nossa Província.

 

Confira a partilha de Frei Romualdo Bezerra, OFM e o noviço Frei José Carlos, OFM

Equipe Provincial de Comunicação

Texto: Frei Mendelson Branco da Silva, OFM
Fotos: Frei Lorrane Clementino, OFM
Edição: Frei Roberto Alves, OFM