,

Segue o 4º dia de Capítulo com missa, apresentação de relatórios e convívio fraterno

No quarto dia de Capítulo Provincial Intermediário em suas orações matinais os frades se dirigiram a Igreja do Convento Santo Antônio em Lagoa Seca-PB, para a celebração da Santa Missa presidida pelo Frei Francisco Robério, OFM, que nos fez refletir profundamente sobre o amor a Deus e aos irmãos.

Ele iniciou sua homilia com as seguintes palavras “A Liturgia de hoje, a palavra de Deus, enfatiza uma força muito grande, a maior que existe, o amor. No texto da leitura da primeira carta de São João entrelaçam-se dois temas o amor cristão e a fé em Jesus Cristo, componentes de um único mandamento.”, animando-nos a enxergar estas dimensões em nossas convivências, aprofundando a reflexão Frei Francisco Robério, OFM aponta ainda “O amor cristão conhece três relações: O amor que Deus tem por nós, nosso amor para com Deus e nosso amor para com os irmãos. O amor a Deus e aos irmãos estão intimamente ligados “quem ama a Deus ame também a seu irmão” (1Jo 4, 21).”, ao refletir essas palavras que profundamente nos leva a uma avaliação pessoal de nossa relação com Deus e com os nossos irmãos e irmãs é preciso compreender que “O verdadeiro amor a Deus manifesta-se no amor aos irmãos “aquele que não ama ao seu irmão quem vê não pode amar a Deus a quem não vê.”, por isso é necessário dar respostas a estes questionamentos, fazendo necessário contemplar e considerar a origem deste amor. “O amor Cristão tem sua origem em Deus porque ele nos amou primeiro como verdadeiros filhos e aqui entra a importância da fé para nós respondermos a este amor de Deus”.

Frei Francisco Robério, OFM também relacionou a liturgia ao tema do Capitulo “nestes dias estamos em capitulo e o tema está em plena sintonia com a palavra de Deus Amar, confia comprometer-se, sabiamente colocado nesta sequência: o amor vem primeiro que é a força, o fundamento, a base, a motivação para a confiança e comprometimento na vivencia”, para isso é necessário coragem de reconhecer nossa pequenez e fragilidade e deixar que este amor nos encoraje a ir além, reconhecendo as nossas limitações sigamos o ensinamento de Santo Antônio “cessem as palavras e falem as Obras” (Santo Antônio de Pádua). Frei Francisco Robério, OFM encerrou sua homilia com uma exortação em forma de prece ao Senhor “estejamos então abertos ao Espirito Santo, à sabedoria de Deus para continuarmos nesta busca diária da vivencia deste amor”.

Dando continuidade as atividades capitulares, está previsto para este dia apresentação dos relatórios de administração e economia, trabalhos em grupo, prévias de eleições para definidores, orações e convívios fraternos. Pedimos a você, caro leitor, que nos acompanha, suas orações, para que nossos corações se abram ao amor e possamos tomar as melhores decisões segundo a vontade do Altíssimo Senhor, que sempre ilumina as trevas de nossos corações.

 

Equipe Provincial de Comunicação

Texto: Frei Mendelson Branco da Silva, OFM
Fotos: Frei Lorrane Clementino, OFM

Este slideshow necessita de JavaScript.