,

3º dia de Capítulo: “A fraternidade se reúne e este é um momento de graça”

Iniciamos mais um dia de capítulo intermediário da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, no Convento Santo Antônio em Lagoa Seca/PARAÍBA, tem por tema: “Amar, confiar e comprometer-se” e como subtema: “Reconhece a tua vocação” (1Cor 1,26) cessem as palavras e falem as obras (Santo Antônio de Pádua). Em torno do altar do Senhor os Frades se encontraram para a Santa Eucaristia, presidida pelo Frei Francisco Gonçalves, OFM guardião da Fraternidade Santo Antônio em Aracaju-SE.

Frei Francisco Gonçalves, OFM iniciou sua pregação recordando a importância da preparação de cada frade para o Capítulo Provincial, pois em nossas inseguranças e apreensões precisamos confiar no Senhor, “um dia nos prostramos diante do altar que representa o próprio Deus a quem nos consagramos, também diante do povo a quem nos consagramos para servir, sinalizando a nossa Fé o nosso amor, em Deus que é amor.”. Isso nos fez refletir que é por amor a Deus, aos irmãos e a vocação levamos com seriedade e compromisso nosso carisma e espiritualidade. Assim como nossa evangelização e missão que estamos reunidos em Capítulo, “a fraternidade se reúne e este é um momento de graça”, nos lembrava Frei Francisco Gonçalves, destacando a ação de Deus através do fato de estarmos reunidos em Seu nome, também nos transmitiu a profundidade de celebrar em fraternidade este momento forte da Província, e ele afirmou que “me toca muito quando em nossas nomenclaturas, nós tratamos o Capítulo como momento celebrativo… sim porque o Capítulo, ou no Capítulo e para o Capítulo, nós trazemos a nossa vida e história, não somente com aquilo que configura as nossas atividades missionárias mas também o nosso existencial marcados por luzes e trevas”. Ao falar sobre o compromisso assumido em participar do Capítulo Provincial exortou a todos com as seguintes palavras: “se de um lado somos movidos pela obrigatoriedade, ao estarmos reunidos, o próprio Espírito se encarrega através das pessoas de mudarmos de ideia e termos a satisfação e alegria de estarmos juntos.” Em sua homilia também agradeceu a contribuição de Dom Frei Carlos Alberto Breis, OFM “que com sua sabedoria e dedicação, mas com sentimento de pertença a esta fraternidade Provincial, nos comunica uma palavra iluminadora para estarmos motivados” nos exortou a evitar a mediocridade e a consciência de que onde há amor não há o temor, para que amemos com profundidade a Deus, nossos irmãos, e nossa vocação. Também nos fala da confiança no Senhor para evitarmos sermos religiosos mergulhados na mediocridade e sem Fé.

No início deste terceiro dia de Capítulo Provincial, Frei Francisco Gonçalves nos transmitiu uma mensagem em sua homilia que nos motiva a estarmos atentos em nossa vocação de Frades Menores, inspira-nos no amor de Deus a confiar nossos passos ao Senhor que nos conduz ao seu encontro e ao encontro dos irmãos. Após a Santa Missa iniciou-se as atividades capitulares, que para este dia estão previstos: a apresentação das decisões capitulares de 2018, partilha com Dom Frei Carlos Alberto Breis, trabalhos em grupo, plenária, oração e convivência fraterna. Renovamos ao leitor que nos acompanha o pedido de nós frades, que rezem ao Espírito Santo do Senhor, para que nos inspire em seu santo propósito.

 

Equipe Provincial de Comunicação

Texto: Frei Mendelson Branco da Silva, OFM.
Fotos: Frei Lorrane Clementino, OFM.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.