,

Gestos preventivos contra a Covid-19 no Capítulo Provincial 2021

O Capítulo Provincial está acontecendo dentro da dinâmica do Espírito Santo, Ministro Geral da Ordem dos Frades como ensina São Francisco de Assis. Um fato marcante neste capítulo é a consciência de que estamos vivenciando um momento histórico, a pandemia do coronavírus, que nos revela o quanto necessitamos dar respostas ao tempo de crise sanitária, social, econômica, política etc. Somos convocados a reconhecer a graça de Deus nestes desafios atuais, e relacionar-se na cultura do cuidado, por isso mesmo a convivência fraterna no ambiente capitular precisa adaptar-se.

Gestos como distanciamento na sala capitular, nas orações, refeições, álcool em gel que está disponível em diversos recintos do convento, o uso da máscara, e higienização das mãos.  Estes gestos são estimulados pelos que estão à frente da condução do Capítulo Provincial e também pelo guardião do convento de Ipuarana, Frei Francisco Alexandre de Lima. Isso nos faz refletir que cuidar é um gesto de amor fraterno e esses gestos estão sendo praticados e observados de forma profunda, pois entendemos que o sentido profundo destes gestos é em vista do bem de cada um de nossos confrades.

A partir deste nosso gesto de cuidado com os nossos irmãos em nosso Capítulo Provincial queremos motivar ao nosso leitor que nos acompanhar, que cultive um gesto concreto de cuidado com o próximo, façamos desses pequenos gestos de prevenção ao COVID 19 uma verdadeira prova de amor fraterno.

 

Confira a entrevista abaixo com o Coordenador do Capítulo Provincial, Frei Gilmar Nascimento, OFM.

Equipe Provincial de Comunicação

Texto: Frei Mendelson Branco da Silva, OFM
Fotos: Frei Lorrane Clementino, OFM
Edição: Frei Roberto Alves, OFM