,

SAIBA MAIS SOBRE A ECONOMIA DE FRANCISCO, EM UM PODCAST PRODUZIDO PELA WEB RÁDIO SANTO ANTÔNIO

A Economia de Francisco pretende reunir jovens economistas, empresários e promotores da sociedade para como nos diz o Papa Francisco em uma carta enviada para o evento, “estabelecer um “pacto” para mudar a economia atual e atribuir uma alma à economia de amanhã.” O encontro que aconteceria nos dias 26 a 28 de março deste ano, em Assis, teve sua data alterada por conta da pandemia do Novo Coronavírus, sendo agora realizado nos dias 19, 20 e 21 deste mês de forma Online.

Para conhecer um pouco mais deste momento singular dentro de nossa Igreja, a Web  Rádio Santo Antônio produziu um podcast que conta com a participação de religiosos, economistas e jovens que vão participar do evento. Entre as partilhas e os depoimentos, a produção foi marcada pela voz esperançosa dos participantes em relação ao evento que já se torna sinal de resistência para quem no dia a dia busca manter viva a discussão da economia solidária em nossa sociedade.

A fala da jovem Gabriela Consolaro, formadora nacional da Juventude Franciscana do Brasil, é de um evento que nos levará a olhar para a pessoa de Francisco, que a partir do seu despojamento nos convida a fazer o mesmo, nos despojando dos conceitos a partir de um sistema que não coloca a vida no centro das questões, que nos individualiza e nos apega aos bens materiais sendo assim um exemplo de uma economia fraterna. Eduardo Brasileiro ressalta a importância desse convite do Papa Francisco para toda a humanidade, provocando ações na construção de uma outra Economia. O mestre em economia, Odilon Guedes, fez questão de frisar a importância deste evento na busca de entender e formar aquilo que de fato significa a palavra economia, a arte de bem administrar a casa.

Frei Carlos Luiz Susin OFMCap e Frei Marcelo Toyansk OFMCap, ressaltaram a relação de Francisco de Assis com a economia e ainda refletiram acerca da última Encíclica lançada pelo Papa Francisco, a Fratelli Tutti, que apresenta temas que serão discutidos também no encontro como a Política, Economia e uma sociedade mais fraterna.

A Jovem Mariana Cassiano que é de Nilópolis, no Rio de Janeiro, partilhou suas experiências e  apontou para a forma online de como evento será desenvolvido e que embora não proporcione o contato presencial com outras culturas e pessoas, estará proporcionando a outros a participação em alguns momentos do encontro. A assessora da Cáritas Brasileira, Marcela Vieira, destacou o quanto este evento vem em um momento especial como ânimo e força para quem luta para incremento de uma economia sustentável em nossa sociedade.

O podcast pode ser ouvido nas plataformas digitais (Spotify, Deezer e Soundcloud) pelo site da Web Rádio Santo Antônio (webradiosantoantonio.com) ou abaixo.