,

ÚLTIMO PODCAST SOBRE O RIO SÃO FRANCISCO APRESENTA O TEMA DA ESPERANÇA

Os dois primeiros episódios Velho Chico Vive, apresentados pela Web Rádio Santo Antônio trouxe os temas do sagrado e das ameaças enfrentadas pelo Rio. Agora foi a vez de lançar um olhar de esperança sobre toda a realidade apresentada. O último podcast foi ao AR nesta sexta (30) e foi uma verdadeira celebração de quem trabalha para manter vivo o Opará.

Na participação de Dirceu Costa, presidente do Comitê de bacias hidrográficas dos Afluentes do Alto São Francisco e engenheiro ambiental, o mesmo partilhou um pouco do seu trabalho junto às crianças, na tentativa de manter vivo o desejo de cuidar o Velho Chico a começar pelas futuras gerações.

O mesmo ainda partilhou que a responsabilidade deve ser assumida por todos e que todos deveriam se sentir parte deste grande Rio. O podcast deu destaque ainda ao atentado sofrido pelo mesmo no dia 17 de Maio enquanto fazia um trabalho no Rio, mostrando o quanto a atividade de preservação é desafiante
quando feita com amor.

A produção trouxe ainda os batuques do Baque Opará, de Petrolina. Grupo cultural que desde o início de sua trajetória tem sua inspiração junto ao Rio. Além do nome o grupo traz nas batidas dos instrumentos as ondas do Rio animando e chamando atenção para o cuidado com o Velho Chico.

Este podcast contou ainda com a participação de quem mora na primeira cidade banhada pelo Rio e também de quem muito durante a infância brincou e aprendeu a relação com a natureza junto da nascente. Dentro destas apresentações trouxemos também o Missionário da Canastra Dom Mauro Marelli que frisou a
necessidade de manter viva a esperança diante dos desafios encontrados na preservação do Rio que é dom de Deus.

Para encerrar o episódio o sr. Magela recitou uma prece pedindo perdão, agradecendo e se comprometendo com Velho Chico. A prece completou todo o percurso feito pela produção que tinha como objetivo central fazer com que todos que tivesse acesso ao podcast pudessem passar a olhar o Rio com o mesmo olhar de Francisco de Assis, o olhar de quem reconhece sua importância, e o enxerga como um irmão.

O podcast já está disponível nas plataformas digitais. Convidamos você também a visitar nosso Canal no Youtube e conferir lá as lives que foram produzidas pela equipe de produção.

FICHA TÉCNICA:

Apresentação: Frei José Hélio Produção: Frei Roberto Alves e Juliana Caroline

Edição: Frei Roberto Alves

Colaboração: Washington e Maisa

Em unidade com a Revolução Laudato Sí, o Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil e o Coletivo Juventudes Fé e Ciência..

MÚSICAS USADAS NO PODCAST:

Barcarola do São Francisco (Geraldo Azevedo/Carlos Fernando Part. Djavan) – Álbum: Salve São Francisco Carranca que chora (Geraldo Azevedo Part. Maria Bethânia) – Álbum: Salve São Francisco        São Francisco HELP (Geraldo Azevedo) – Álbum: Salve São Francisco
Riacho do Navio (Versão Geraldo Azevedo) – Álbum: Salve São Francisco
Opara (Geraldo Azevedo Part. Fernanda Takai) – Álbum: Salve São Francisco
Lamento Nordestino (Marcos Araújo)