,

FRATELLI TUTTI: MENSAGEM DO MINISTRO GERAL DA ORDEM DOS FRADES MENORES

O Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, que esteve presente na cripta onde está sepultado São Francisco por ocasião da assinatura da Encíclica Fratelli Tutti pelo Papa Francisco, escreveu uma mensagem a esse respeito. Vejamos a mensagem abaixo:

 

Queridos irmãos,

O Senhor te dê sua paz!

É com grande alegria que venho a cada um de vocês para desejar do fundo do coração uma feliz festa de São Francisco 2020. Embora vivamos uma situação de emergência sanitária global, nada pode nos separar do amor de Cristo ( Rm 8, 35) e nada pode nos tirar a esperança e a alegria que o Evangelho e a pessoa de Cristo trazem consigo.

Nós, Frades menores, nos alegramos de modo particular pelo belo presente que o Papa Francisco acaba de dar à Igreja e a todos os homens e mulheres de boa vontade que quiserem acolher a mensagem de sua nova carta encíclica ” Fratelli tutti “, sobre Fraternidade e Amizade Social, mais uma vez inspirada nas palavras do Pobre de Assis, e em perfeita continuidade com a mensagem central do Laudato Si ‘, em que nos ensinou a importância de nos sentirmos seres humanos interligados e em comunhão com toda a criação, assumindo uma visão de ecologia integral. Esta carta encíclica, como podemos intuir pelo título, será uma mensagem profética e um convite urgente a recordar que “Deus criou todos os seres humanos iguais em direitos, deveres e dignidade e os chamou a viver juntos como irmãos. entre eles ” (FT 5).

Acolhamos com grande abertura e decisão este poderoso convite a fazer parte do Sonho de Deus. Como diz o próprio pontífice, sonhemos com uma só humanidade, como caminhantes da mesma carne humana, como filhos desta mesma terra … cada um com a riqueza da sua fé … cada um com a sua voz, todos irmãos ( FT 8).

Fr. Michael A. Perry,

Ministro geral OFM

 

Fonte: OFM