,

PODCAST: ENTENDA A PROPOSTA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2020

No último dia 26 de fevereiro a Igreja do Brasil deu início a Campanha da Fraternidade 2020 (CF). Com o tema Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso,  e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” extraído do evangelho de São Lucas ( 10,33-34) a Igreja quer gerar fraternidade, fazendo um convite para a  reflexão sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.

Dom Beto Breis, Bispo da Diocese de Juazeiro/BA, ressalta a importância da CF em refletir sobre o compromisso para com a vida.  “É um apelo concreto de conversão”  Ele completa:  “Em tempo de indiferença a Campanha da Fraternidade quer nos convidar a enxergar tantas situações de ameaças de desrespeito a vida e ao mesmo tempo nos convidar a compaixão. O contrário da indiferença é a compaixão, o sentir a dor do outro”

Duas figuras estão no centro da Campanha deste ano. Falamos da recém canonizada pela Igreja, Santa Dulce dos Pobres e a Figura do Bom Samaritano. Frei Marcos Carvalho OFM, Assessor da Pastoral do Povo de Rua e Coordenador dos Projetos da Cáritas da Arquidiocese de Olinda e Recife, ressalta que é preciso ver, sentir compaixão e cuidar das situações que nos cercam, como o estrangeiro do Evangelho.

Em uma mensagem enviada aos brasileiros por ocasião do início do tempo quaresmal e da CF, o Papa Francisco pediu para “Que a Quaresma e a Campanha da Fraternidade, inseparavelmente vividas, sejam para todo o Brasil um tempo em que se fortaleça o valor da vida, como dom e compromisso.”

Acompanhe abaixo um PodCast preparado pela Web Rádio Santo Antônio sobre a temática da Campanha da Fraternidade deste ano, que conversou ainda com o  Padre José Antônio compositor do Hino da CF, Frei Giovani OFMCap, Reitor do Santuário de Santa Dulce e você pode conferir as ricas partilhas de Frei  Marx  OFM  e Irmã Maria Elma, que trabalham com projetos sociais que buscam a promoção da vida.