,

OS FRADES DE OLINDA E OS BLOCOS DO FREI E DA PAZ E DO BEM

Alguns blocos carnavalescos criaram o hábito de pedir a benção antes de brincar o carnaval. Um exemplo disso é o Bloco da Saudade que recebe a benção dos monges beneditinos de Olinda, um costume que já soma 24 anos.

Há seis anos um grupo de pessoas, famílias e admiradores de são Francisco tiveram a iniciativa de comemorar o carnaval de Olinda criando um bloco carnavalesco chamado “Bloco do Frei”. Esse bloco, a exemplo do da Saudade, anualmente pede que os frades do convento de Olinda abençoem-no para que tenham um bom carnaval.

De igual modo, no ano de 2018 os membros da Ordem Franciscana Secular, da fraternidade São Roque, criaram um bloco carnavalesco de nome “Bloco da Paz e do Bem”. Essa iniciativa dos irmãos terceiros tem por finalidade tornar visível a alegria que é característico da vida franciscana.

Nos últimos anos Frei Rogério Lopes, atualmente guardião de Olinda, tem conduzido a benção aos foliões e aproveita para proferir palavras de conscientização e responsabilidade na brincadeira de carnaval.