,

JUBILEU DOS MÁRTIRES DO MARROCOS E A VOCAÇÃO FRANCISCANA DE SANTO ANTÔNIO

O ano de 2020 será ocasião de celebração dos protomártires da Ordem Franciscana e a vocação franciscana de Santo Antônio. Entenda um pouco:

“No ano de 1220, os frades menores Berardo de Calvi, Acursio e Adyuto de Narni, Otón de Stroncone e Pedro de San Gemini, foram assassinados em Marrocos. Diante dos corpos inertes e dilacerados, o então cônego agostiniano, Fernando de Bulhões, de Lisboa, decidiu adotar o hábito franciscano. Assim foi feito e recebeu o nome de Antonio, com o qual agora é venerado como santo não apenas em Pádua, mas em todo o mundo”.

Os cinco primeiros mártires da Ordem franciscana, chamados por Francisco de Assis de “verdadeiros frades menores” foram os primeiros enviados às terras dos muçulmanos. A saída de Assis em 1219 se deu tempos depois da confirmação que os frades deveriam ir evangelizar para além dos Alpes.

Na viagem a Marrocos, os frades atravessaram a cidade de Coimbra onde houve a possibilidade de se reunir com Fernando de Bulhões, no Mosteiro da Santa Cruz.

Chegados em Marraquexe e tendo sido interrogados sobre sua fé cristã, em 16 de janeiro de 1220, os cinco frades foram assassinados.

O testemunho dos irmãos menores motivou o cônego Fernando a tomar a decisão por ser missionário em Marrocos, acolhendo o hábito franciscano e recebendo o nome de Antônio.

 

Fonte: OFM