,

FRADES PROFESSOS TEMPORÁRIOS DE SALVADOR APRESENTAM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE FILOSOFIA

Uma Tarde Filosófica. Assim podemos descrever a tarde do último dia 5 de Dezembro onde na Faculdade São Bento do Grupo UniDom em Salvador na Bahia os Frades Frei Mendelson Branco, Frei Jailson Mercês e Frei João Pedro apresentaram seus trabalhos de Conclusão de Curso. Os trabalhos foram acompanhados por colegas de turma, familiares e membros da fraternidade de Salvador.

Os temas Escolhidos vão desde Santo Agostinho, a música como elevação da alma e Duns Scotus. Frei João Pedro escolheu falar sobre “O Mal como concupiscência da carne no ser humano. ”, Frei Jailson Mercês abordou a temática “A música como elevação da alma segundo o III e o IV livro da obra ‘A República de Platão” e já Frei Menselson escolheu “O primeiro princípio em Duns Scotus”. Temas ricos e resultaram positivamente para os frades.

Na formação franciscana a Filosofia sempre teve um lugar especial. A história comprova isso ao trazer grandes nomes de filósofos que trouxeram uma marca franciscana ao estudo, como Alexandre de Hales, Boaventura e João Duns Escoto. Na idade Média, os franciscanos foram considerados, como discípulos de Agostinho e responsáveis por manter a tradição agostiniana nas Escolas Franciscanas. Para Frei Sérgio Moura, Vigário Provincial, Secretario Provincial para Formação e Estudos e formador, a filosofia desperta e ínsita para a pesquisa, a busca do conhecimento, a especulação. E por isso, é possível, também, que se chegue ao conhecimento aprofundado do mundo ao redor, das questões sociais, políticas e até mesmo religiosas e teólogicas, como lembra São João Paulo II na carta encíclica “Fides et Ratio” (Fé e Razão) “A fé e a razão são as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva em busca da verdade”

Depois de alguns anos de estudos, que foram somados com a pastoral e o serviço junto a fraternidade local, os frades se preparam para vivenciarem o Estágio Fraterno Missionário. Os mesmos irão compor as fraternidades de Campo Formoso na Bahia, João Pessoa na Paraíba e Mossoró no Rio Grande do Norte.

O conhecimento absorvido até aqui, serve agora de impulso e como um dos elementos indispensáveis para a Missão.