,

PROVÍNCIA REALIZA ENCONTRO DOS FRADES DA TERCEIRA IDADE EM IPUARANA

“Mas é uma lei irresistível da natureza humana: o homem exterior perece progressivamente, ao passo que o homem interior se renova constantemente; dessa forma, aquele vaso preciosíssimo, em que estava escondido o tesouro começou a rachar por todos os lados e a se ressentir da perda de forças”. Após um momento de silêncio começaram as partilhas.

(I Celano 4, 98)

Os frades foram chegando. De Canindé: Frei Osmar e Dom Martinho; de Mossoró: Frei Agostinho; de João Pessoa: Frei Vito e Frei Fernandes; de Campina Grande: Frei Petrônio e Frei Hermano Cürten; de Lagoa Seca: Frei Anésio, Frei Salvador, Frei Urbano, Frei Hermano Schwartbeck e Frei Protásio; de Pesqueira: Frei Domingos, Frei Manoel Ferro e Frei Francisco Fernando; de Penedo: Frei Walter e Frei Aluisio Domingos; de Recife: Frei Amilton e Frei Romualdo, estes só chegaram no outro dia. E assim na noite do dia 08 de abril tivemos um recreio de confraternização. Foi muito animado. E o encontro que começou no dia 08 se desenrolou até o dia 10 de abril de 2019.

No dia seguinte (09/04), Frei Walter, coordenador do encontro, deu boas vindas a todos, justificou a mudança de local – de Salvador para Lagoa Seca. A programação se constitui basicamente da partilha da própria vida e da Província e a reflexão ficou por conta do Dom Martinho.

No último dia de encontro todos foram provocados por Frei Walter que colocou duas perguntas: como nós pensamos a casa dos idosos? A Província tem uma proposta? A motivação ficou por parte do Provincial Frei João Amilton que deu palavras de estímulo e esperança. Na ocasião se falou da construção da casa própria para acolher os frades idosos.

O encontro foi avaliado com muita positividade.

(Adaptado do texto original de Frei José Carlos Fernandes da Silva, OFM)