,

IDADE MÉDIA: DAS TREVAS OU DA LUZ?

(Por Frei Mendelson Branco, OFM)

É neste período histórico de grandes mudanças da sociedade denominado Idade Média que surgem duas pessoas, São Francisco e Santa Clara de Assis que com seu testemunho Cristão, são admirados até os tempos atuais, os dois viveram na virada do Século XII e XIII, no período medieval, conhecido por Idade Média. Mas oque é a Idade Média? como este período histórico ficou conhecido como Idade das trevas?

A idade média tem seu início no século V e termina por volta do Século XV, este período foi nomeado Idade Média pelos humanistas Italianos a partir do século XVI, existe uma oposição entre os historiadores que nomeiam este período histórico como “Idade das trevas” e outro grupo nomeia como “Idade das Luzes”.

A “Medium Tempus” ou “Media tempora” eram expressões utilizadas pelos humanistas Italianos para definir o tempo que ficava situado entre eles ou seja Idade Moderna e a Idade Clássica, tentando indicar muitas vezes este período histórico (Idade Média) como um tempo sombrio, para os humanistas com o movimento do Renascimento “o culto das letras e da arte reaparecia”, a forte posição perjorativa, difundida pelos humanista é acentuada com o Iluminismo do Século XVIII. Pelas palavras de Voltaire, filósofo francês, percebemos a visão sobre o que para o Iluminismo é a Idade das trevas: “Foi o último degrau de uma barbárie brutal e absurda para manter, pelos delatores e pelos carrascos, a religião de um deus que os carrascos mataram”.

Então… será a Idade Média um período histórico apenas obscuro? quem reencontrou a beleza da Idade Média foram os escritores românticos do Século XIX. A palavra “gótico” (muito utilizada apenas a partir do Renascimento) está muito ligada as catedrais medievais, esta palavra tem um significado curioso, que quer dizer “bárbaro” O historiador Jacques Le Goff irá dizer em sua obra “A Idade Média explicada aos meus filhos”:

“Aqueles que insistem na Idade Média “má” acham que sua arte é “bárbara”. os românticos, pelo contrário, admiram essa arte refinada e maravilhosa que é o estilo gótico, em particular o das catedrais. Um exemplo dessa admiração, que talvez vocês conheçam, é o romance O Corcunda de Notre Dame, no qual Victor Hugo imortalizou a catedral que tem esse nome, e que acolhe sempre milhares de visitantes, no coração de Paris” (LE GOFF, 2007, p. 18)

Percebemos então que os escritores românticos do século XIX, enxergavam a Idade Média como um “período dourado”. chegamos a um dilema, afinal a Idade Média é a “Idade das trevas” ou o “Período dourado”? ficamos então com as palavras de Frei José Bernardi: “Essa longa Idade Média não é tão sombria como queriam os humanistas e os homens das Luzes, nem dourada como imaginavam os românticos e católicos do séc. XIX. Como todo o período da história é feito de luzes e sombra.”.

 

Rerências Bibliográficas:

LE GOFF, Jacques. A Idade Média explicada aos meus filhos. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.

LE GOFF, Jacques. Uma Longa Idade Média. 4ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

BERNARDI, Frei José. Oque signfica dizer “Idade Média”?. 2019. Disponível em: <http://www.estef.edu.br/moodle/mod/resource/view.php?id=7817>. Acesso em: 17 mar. 2019.