,

1º ENCONTRO VOCACIONAL FRANCISCANO DE 2019 EM FORTALEZA/CEARÁ

No dia 29 de março deu-se início aos encontros vocacionais na fraternidade Nossa Senhora das Dores em Fortaleza. Este primeiro dia foi reservado para o acolhimento dos aspirantes, marcado pelo reencontro entre os jovens e o convívio dos mesmos, tendo em vista que esse foi o primeiro encontro do ano.
Iniciamos o sábado participando da celebração eucarística da fraternidade conventual, seguido do café da manhã. Antes de ser iniciado o momento formativo, houve a apresentação dos novos animadores vocacionais: Frei Artur Medeiros e Frei Jean da Silva, que devem cuidar da animação vocacional no Estado do Ceará, e em seguida, a apresentação dos jovens vocacionados: Roque Yan Freitas (Canindé-CE), Alex Feitosa (Ocara-CE), Lidomar Nepomuceno (Chorozinho-CE), Yago Melo (Catunda-CE), Francisco Jorge Araújo (Aratuba-CE), Caio Renan Silva (Canindé-CE), Anderson Francisco (Fortaleza-CE) e João Matheus Lima (Fortaleza-CE). A manhã do sábado foi reservada para uma partilha com os animadores a partir da temática: ENTENDENDO A VOCAÇÃO. Esta partilha teve como ponto inicial a constatação de que o amor de Deus ultrapassa as barreiras do pecado, e é a partir deste amor que Deus continua a chamar homens e mulheres para o seu seguimento, pois todo o povo de Deus é um povo vocacionado [chamado] por Ele, e este chamado se dá em diversas perspectivas e formas de vivê-lo. Podemos dizer que esta foi uma partilha repleta de luz. Na parte da tarde, aconteceram as conversas pessoais que cada vocacionado teve com os animadores, considerando que este momento é de grande importância no processo de discernimento vocacional.
Chegando ao último dia deste encontro vocacional, no domingo, participamos da santa missa, e dentro desta liturgia fomos apresentados e acolhidos pela comunidade Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora das Dores. Após o café da manhã tivemos a conclusão do momento formativo que foi marcado pelas partilhas das experiências pastorais e de chamado vocacional de cada vocacionado e dos animadores vocacionais, avaliação e planejamento para o próximo encontro que acontecerá entre os dias 26 e 28 de abril.
Encerramos nosso encontro participando, com a fraternidade conventual, do recreio-almoço semanal, pois não existe ardor franciscano sem o amor pela vivência fraterna!

Roque Freitas

Aspirante