,

FRANCISCANOS PROTAGONIZAM EVENTO “PENEDO E RIOS VIVOS: O CHICO QUE CUIDA E NOS CONVOCA A CUIDAR”

Nesse dia 21/03 os franciscanos iniciaram uma mobilização em torno da conscientização em defesa da cidade de Penedo e do Rio São Francisco que banha a cidade. Com uma programação bastante interessante o trabalho se começou com bastante entusiasmo e continuará até o dia mundial da água quando farão uma caminhada, culminando com a celebração.

O convite emitido há alguns dias atrás apresenta uma proposta provocadora, conforme se pode ver abaixo

“A conjuntura atual nos pede coragem. Interpelados pela realidade e os acontecimentos atuais percebemos a necessidade de refletir melhor a situação da água que nos cerca. Banhados pelo Rio São Francisco, somos privilegiados em ter um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul. O rio passa por cinco estados e 521 municípios. Agua esta, que não só mata a sede de muitos ribeirinhos, mas que também é fonte de renda para diversos pescadores, marisqueiras e outros grupos tradicionais. Os crimes ambientais recentes nos impulsionam a olhar para realidade numa perspectiva crítica. Por isso, neste dia 22 de março é comemorado o dia mundial da água, e nós frades franciscanos, por meio da Secretaria Provincial de Justiça Paz e Integridade da Criação, juntamente com a OFS e JUFRA, queremos celebrar este momento nos motivando a olhar para a realidade da água em nossa cidade.
Por isso temos a honra de convidá-lo (a) para celebrar o dia mundial da água com três dias de debates e reflexões, que será realizado de 21 a 23 de março de 2019 e terá por tema: Penedo e Rio Vivos, e por lema: O Chico que cuida e nos convoca a cuidar. Para que este momento aconteça com mais entusiasmo e participação, pensamos em envolver as Igrejas, os movimentos juvenis e algumas escolas. Juntem-se a nós!”

Em se tratando da programação, hoje, dia 21 de março, já houve um debate com estudantes e as 18h haverá a transmissão do documentário “Velho Chico – A verdade escondida da nascente à foz do Rio São Francisco” seguida de um debate e fala dos pescadores. O local será o Convento Nossa Senhora dos Anjos

Aos interessados, a programação para os dias seguintes estão dispostas abaixo.

22 de Março de 2019
08:00H – Momento de debate na Escola Estadual
Dinâmica: falas provocativas sobre a realidade das águas; conscientização; Momento de debate com pescadores com perguntas orientadoras; Conclusão com breve momento de espiritualidade.
14:00H – Atividade junto as crianças e pré-adolescentes na Casa N. Sra Auxiliadora (Confirmado)
18:00H – Filme Espelho D’Agua
– Debate entre os jovens – convite em especial para os grupos de jovens
Local: Convento Nossa Senhora dos Anjos

23 de Março de 2019
14h30Min – Documentário: Frei Luís
17:00H – Caminhada para celebração da água
Local: Convento – Rocheira