,

FRADES PARTICIPAM DA BENÇÃO DO BARCO-HOSPITAL PAPA FRANCISCO

No ano de 2013, de modo mais preciso no período da Jornada Mundial da Juventude no Brasil, o Papa Francisco visitou um hospital que está sob os cuidados da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. Nessa visita, o Papa Francisco em uma conversa com o Frei Francisco Belotti (Superior Geral) questionou-lhe se a fraternidade tinha presença na Amazônia, e os encorajou a realizar algum projeto naquela região. A partir disso, os frades sentiram-se motivados a atender essa solicitação, e no dia 5 de novembro de 2018, apresentaram no Vaticano, ao Sumo Pontífice, a maquete daquilo que seria um “barco-hospital”.
Esse projeto é uma iniciativa conjunta entre a Diocese de Óbidos, com apoio da Fraternidade supracitada e o Ministério do Trabalho. A finalidade desse projeto consiste em levar saúde às comunidades ribeirinhas na região amazônica e atuar na prevenção do câncer, através da realização de exames, triagem e diagnósticos. Para isso o barco-hospital tem uma estrutura que conta com ambulatórios, laboratórios, bloco cirúrgico, alojamento para os profissionais da área de saúde, que em sua maioria, serão voluntários dos hospitais-escola, administrados pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, bem como a assistência de congregações religiosas franciscanas femininas, como por exemplo, a presença constante de uma freira que é médica.

Deste modo, rendemos louvores a Deus, que na tarde do dia 20 de março de 2019, contando com a presença de religiosos da Ordem dos Frades Menores, Capuchinhos, engenheiros e membros governamentais, aquilo que anteriormente era apenas um projeto, preso a folhas de papel, toma cumprimento.

Na Indústria Naval do Ceará (INACE) o Barco-Hospital Papa Francisco recebeu a benção de Deus pelas mãos do Frei Francisco Belotti que salientou a sua alegria pelo sonho realizado e a presença dos confrades das ramificações citadas. Uma nova etapa se inicia, agora o barco está sendo submetido a um período de testes e segue realizando reparos finais. Posterior a isso, o barco irá para Belém, onde receberá uma imagem da Virgem de Nazaré e seguirá para Óbidos – PA, onde após uma celebração, partirá para sua primeira missão.

Rezemos para que este projeto “ousado” possa em sua ação e finalidade atender aqueles que tanto necessitam de assistência médica em realidades tão desafiadoras, assim como nos lembrava Frei Francisco ao afirmar que “o povo da Amazônia tem dificuldades em ver médicos e sacerdotes, e neste barco-hospital eles verão isso”.

Frei César Lindemberg Serafim, OFM

Moderador do JPIC Provincial