,

FALTAM 100 DIAS PARA O CAPÍTULO DOS FRADES UNDER TEN DA ORDEM DOS FRADES MENORES

FALTAM 100 DIAS PARA O CAPÍTULO DOS FRADES UNDER TEN DA ORDEM DOS FRADES MENORES.

Entenda um pouco desse evento:

A LOGO DO CAPÍTULO

O Tau simboliza a Ordem dos Frades Menores. No logotipo, pretende-se indicar o frade e a fraternidade em geral. Evocando a cruz de Cristo, ele se identifica com o próprio Cristo.
O tau é a última letra do alfabeto hebraico. No profeta Ezequiel (9.4) e no Apocalipse (7, 2-3) é apresentado como um sinal de salvação. Por causa de sua semelhança com a cruz, foi adotado pelos cristãos como um lembrete de sua pertença a Cristo. Este sinal também foi muito querido para São Francisco (FF 990).

O LUGAR DO CAPÍTULO

Taizé é uma pequena comunidade da França localizada na região de Borgogna-Franca Contea. Em 1940, Roger Schutz (Padre Roger) fundou ali uma comunidade monástica ecumênica. Hoje a comunidade de Taizé tem cerca de cem irmãos, católicos e de diferentes origens evangélicas, provenientes de quase trinta nações.
Com sua própria existência, a comunidade incorpora o pleno significado do diálogo, da fraternidade e da paz. É o lugar privilegiado de reconciliação entre cristãos divididos e povos separados. O logótipo oficial da comunidade é apresentado na letra “e” da palavra “Taizé” (no sotaque agudo).

O TEMA

O tema do capítulo é “Frades no diálogo”. O Pai Seráfico de São Francisco, durante toda a sua vida, foi um homem de diálogo: com seus irmãos e irmãs, com a Igreja, com todas as criaturas da terra e do céu.
A necessidade de ser tecelões de diálogo, construtores de pontes, artesãos da paz, hoje mais do que nunca, desafia cada frade e a vida de cada fraternidade.

Os representantes da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil serão Frei Pedro Júnior e Frei Faustino dos Santos.