,

I ENCONTRO VOCACIONAL DO REGIONAL RECIFE ACONTECE EM SINTONIA COM ORDENAÇÕES

Entre os dias 8 e 10 de março aconteceu no convento de São Francisco, em Olinda, o primeiro encontro vocacional de 2019 do grupo vocacional do regional Recife. O encontro ocorreu em uma ocasião muito importante para a vida provincial e eclesial, uma vez que no mesmo fim de semana foram ordenados os Frades Adriano, para a ordem do diaconato, e Rogério, para a ordem do presbiterato.
Em seus agradecimentos, ao fim da celebração da ordenação, o frei Rogério fazia muita alusão à palavra fraternidade, palavra esta que define exatamente a atmosfera criada em torno destes dias, isto porque a ocasião fez com que muitos frades, dos diversos conventos da província, bem como os noviços do convento de Lagoa seca, acorressem ao local afim de participar das cerimônias e se unir à alegria dos ordenandos, familiares e amigos. Assim, aspirantes, noviços e frades puderam conviver, se confraternizar e trabalhar na organização das coisas para a boa realização da celebração eucarística. Cada um pôde contribuir com seus dons e talentos em vista de algo maior.
A vida franciscana é caracterizada principalmente pela vida fraterna, prova disso está justamente no epíteto que cada filho do pobrezinho de Assis assume: frade, irmão. Esta vocação comunitária, fraterna, manifesta a beleza do ser cristão, que ressoa na palavra do salmo 133 que reza: “vejam como é bom, como é agradável, os irmãos viverem Unidos. É como o orvalho no Hermom, descendo sobre os montes de Sião, porque aí Javé derrama sua bênção e a vida para sempre”.
Exatamente esta profunda experiência com o carisma franciscano que os aspirantes tiveram a oportunidade de viver na prática ao longo deste fim de semana. Além disso, foi proposto o calendário e os eixos temáticos a serem trabalhados ao longo dos encontros deste ano.

 

Gilberto Sales

Vocacionado